ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO, QUE OBJETIVA DESCOBRIR AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES QUE OS ESTUDANTES POSSUEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA, EM ESPECIAL
ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA AS MESMAS, NAS PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E
NAS CONCEÇÕES DE ÁLGEBRA E EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES. PARA DETERMINAR
ESTAS DIFICULDADES REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO,
OBJETIVANDO CARACTERIZAR E EXPLICAR A ORIGEM DE TAIS ERROS RECORRENTES NO ENSINO DE ÁLGEBRA. SEGUINDO
UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTA PESQUISA TAMBÉM SE PREOCUPOU EM ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS
DIFICULDADES, NO SENTIDO DE ESTRUTURAR ATIVIDADES QUE POSSAM MINIMIZÁ-LAS. A PARTIR DISSO,
DESENVOLVERAM-SE ATIVIDADES DAS QUAIS APRESENTAM-SE DUAS NESTE ARTIGO, ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DO
CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO E PADRÕES DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS, COM O INTUITO PRINCIPAL DE DESENVOLVER O
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ESTUDANTES.