ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2019 E 2020 E TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR SE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO, POSSIBILITAM A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NAS DISCUSSÕES IDENTITÁRIAS ÉTNICO-RACIAIS, TRAZENDO COMO ENFOCO A ANÁLISE DA VISIBILIDADE DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/2008 NESTES DOCUMENTOS. TENDO ESSES DOCUMENTOS COMO REFERÊNCIA REAFIRMAMOS O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA EM ASSUMIR O COMPROMISSO SOCIAL DE TRAZER PARA SALA DE AULA A HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (MUNANGA, 2005). APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA (LUDWIG, 2012; MINAYO, 2000; GIL, 2002), PROCEDENDO A INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOS PPPS DAS ESCOLAS PÚBLICAS INVESTIGADAS, NOS QUAIS FOI PERCEPTÍVEL A PRESENÇA DE DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, PERMITINDO, AO MENOS, INFERIR QUE TEORICAMENTE, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES POSSAM COMPREENDER AS DISCUSSÕES DAS QUESTÕES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARA A POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE RACIAL NO MEIO ESCOLAR; COMO TAMBÉM, EM CONTRAPONTO, A OBSERVAÇÃO DE REFERENCIAÇÕES SUPERFICIAL DE QUESTÕES ÉTNICAS ALUDINDO SOMENTE A INCLUSÃO DO DIA 20 DE NOVEMBRO AS ATIVIDADES TEMÁTICAS NO CALENDÁRIO ESCOLAR.