Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISIBILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10639/03, PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS, , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69703
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2104
    "inscrito_id" => 3328
    "titulo" => "VISIBILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2019 E 2020 E TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR SE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO, POSSIBILITAM A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NAS DISCUSSÕES IDENTITÁRIAS ÉTNICO-RACIAIS, TRAZENDO COMO ENFOCO A ANÁLISE DA VISIBILIDADE DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/2008 NESTES DOCUMENTOS. TENDO ESSES DOCUMENTOS COMO REFERÊNCIA REAFIRMAMOS O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA EM ASSUMIR O COMPROMISSO SOCIAL DE TRAZER PARA SALA DE AULA A HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (MUNANGA, 2005). APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA (LUDWIG, 2012; MINAYO, 2000; GIL, 2002), PROCEDENDO A INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOS PPPS DAS ESCOLAS PÚBLICAS INVESTIGADAS, NOS QUAIS FOI PERCEPTÍVEL A  PRESENÇA DE DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, PERMITINDO, AO MENOS, INFERIR QUE TEORICAMENTE, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES POSSAM  COMPREENDER AS DISCUSSÕES DAS QUESTÕES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARA A POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE RACIAL NO MEIO ESCOLAR; COMO TAMBÉM, EM CONTRAPONTO, A OBSERVAÇÃO DE REFERENCIAÇÕES SUPERFICIAL DE QUESTÕES ÉTNICAS ALUDINDO SOMENTE A INCLUSÃO DO DIA 20 DE NOVEMBRO AS ATIVIDADES TEMÁTICAS NO CALENDÁRIO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10639/03, PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID3328_28092020103448.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILTON CESAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÉSAR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ilton_cesar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69703
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2104
    "inscrito_id" => 3328
    "titulo" => "VISIBILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2019 E 2020 E TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR SE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO, POSSIBILITAM A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NAS DISCUSSÕES IDENTITÁRIAS ÉTNICO-RACIAIS, TRAZENDO COMO ENFOCO A ANÁLISE DA VISIBILIDADE DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/2008 NESTES DOCUMENTOS. TENDO ESSES DOCUMENTOS COMO REFERÊNCIA REAFIRMAMOS O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA EM ASSUMIR O COMPROMISSO SOCIAL DE TRAZER PARA SALA DE AULA A HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (MUNANGA, 2005). APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA (LUDWIG, 2012; MINAYO, 2000; GIL, 2002), PROCEDENDO A INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOS PPPS DAS ESCOLAS PÚBLICAS INVESTIGADAS, NOS QUAIS FOI PERCEPTÍVEL A  PRESENÇA DE DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, PERMITINDO, AO MENOS, INFERIR QUE TEORICAMENTE, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES POSSAM  COMPREENDER AS DISCUSSÕES DAS QUESTÕES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARA A POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE RACIAL NO MEIO ESCOLAR; COMO TAMBÉM, EM CONTRAPONTO, A OBSERVAÇÃO DE REFERENCIAÇÕES SUPERFICIAL DE QUESTÕES ÉTNICAS ALUDINDO SOMENTE A INCLUSÃO DO DIA 20 DE NOVEMBRO AS ATIVIDADES TEMÁTICAS NO CALENDÁRIO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10639/03, PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID3328_28092020103448.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILTON CESAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÉSAR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ilton_cesar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2019 E 2020 E TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR SE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE MACEIÓ E MARECHAL DEODORO, POSSIBILITAM A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NAS DISCUSSÕES IDENTITÁRIAS ÉTNICO-RACIAIS, TRAZENDO COMO ENFOCO A ANÁLISE DA VISIBILIDADE DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/2008 NESTES DOCUMENTOS. TENDO ESSES DOCUMENTOS COMO REFERÊNCIA REAFIRMAMOS O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA EM ASSUMIR O COMPROMISSO SOCIAL DE TRAZER PARA SALA DE AULA A HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (MUNANGA, 2005). APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA (LUDWIG, 2012; MINAYO, 2000; GIL, 2002), PROCEDENDO A INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOS PPPS DAS ESCOLAS PÚBLICAS INVESTIGADAS, NOS QUAIS FOI PERCEPTÍVEL A PRESENÇA DE DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, PERMITINDO, AO MENOS, INFERIR QUE TEORICAMENTE, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES POSSAM COMPREENDER AS DISCUSSÕES DAS QUESTÕES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARA A POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE RACIAL NO MEIO ESCOLAR; COMO TAMBÉM, EM CONTRAPONTO, A OBSERVAÇÃO DE REFERENCIAÇÕES SUPERFICIAL DE QUESTÕES ÉTNICAS ALUDINDO SOMENTE A INCLUSÃO DO DIA 20 DE NOVEMBRO AS ATIVIDADES TEMÁTICAS NO CALENDÁRIO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.