NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM DOS DESAFIOS REFERE-SE ÀS DESIGUALDADES DE APRENDIZAGEM EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA. ASSIM, FOI PROPOSTO UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS NAS REFERIDAS ÁREAS, PARA CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE BANANEIRAS, NO ESTADO DA PARAÍBA. NESTE ARTIGO O OBJETIVO É REFLETIR ITINERÁRIOS COLABORATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS INCLUÍRAM LEITURA, SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS, A PARTIR DOS REGISTROS PRODUZIDOS, COMO O DIÁRIO DE BORDO, O RELATÓRIO FINAL E O PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. FUNDAMENTA-SE EM KENNETH ZEICHNER (2010), ISABEL ALARCÃO (2005) E MAGDA SOARES (2001), POR EXEMPLO. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS FIZERAM USOS DE MATERIAIS CONCRETOS, MIDIÁTICOS, DIGITAIS E LÚDICOS, EM APRENDIZAGENS CONTEXTUALIZADAS DE LEITURA E ESCRITA. INTERAGIRAM COM TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA CONHECER, SOLUCIONAR QUESTÕES, DEFENDER PONTOS DE VISTA E PRODUZIR IDEIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS. CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO FAVORECEU A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA PARA ATUAR NA ESCOLA PÚBLICA.