AS PR?TICAS SOCIAIS S?O REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM O ENSINO-APRENDIZAGEM VINCULADOS ?S RELA??ES ENTRE CI?NCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNI??O. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A CONCEP??O DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, SOBRE A UTILIZA??O DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA. DESSA FORMA, FORAM TRA?ADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS DE MODO A ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PR?TICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZA??O NA FORMA??O DE PROFESSORES DE MATEM?TICA; CONHECER A COMPREENS?O DOS PROFESSORES DO ENSINO B?SICO ACERCA DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA PARA AS AULAS DE MATEM?TICA; DESCREVER OS RESULTADOS DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES E AS PERSPECTIVAS DELES EM RELA??O AS PR?TICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA A REALIZA??O DESSA PESQUISA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, ATRAV?S DE LEITURAS DE MATERIAIS ELABORADOS SOBRE O TEMA, POSTERIORMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, COM A FINALIDADE DE CONHECER A OPINI?O DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DO USO DAS PR?TICAS SOCIAIS NAS AULAS DE MATEM?TICA. OBSERVOU-SE QUE A PARTIR DAS PR?TICAS SOCIAIS, OS PROFESSORES PODERIAM EST? LEVANDO EST? METODOLOGIA PARA AS SUAS AULAS, PARA PROVOCAR NELES E EM SEUS ALUNOS O EXERC?CIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEM?TICA COMO UMA CRIA??O HUMANA, INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZ?ES PELAS QUAIS ? FEITA, ASSIM COMO A RELA??O QUE A MATEM?TICA TEM COM OUTROS CONTE?DOS.