A FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR GARANTE AO MESMO UM APARATO DE TEORIAS E SUBSÍDIOS QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO E A REFLEXÃO PROFISSIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU RECONHECER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES QUE POSSUEM FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA À LUZ DE SHULMAN (1987), PCNS (BRASIL, 1998), LIBÂNEO E PIMENTA (1999) ENTRE OUTROS, PESQUISA DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO AOS SUJEITOS PARTÍCIPES DESTE ESTUDO. DE ACORDO COM OS ACHADOS DA PESQUISA, VERIFICAMOS QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SUJEITOS PESQUISADOS VERSARAM SOBRE A INSEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS, O NÃO ENTENDIMENTO DE ALGUNS CONTEÚDOS, A DIFICULDADE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE ALGUNS ASSUNTOS MATEMÁTICOS E NO PLANEJAMENTO DAS AULAS. COM ISSO, CONCLUÍMOS QUE OS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA, E QUE NÃO FORAM GRADUADOS PARA TRABALHAR COM TAL DISCIPLINA, ENCONTRAM MAIORES OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM MENOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE POSSAM GUIÁ-LOS MELHOR NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA PRÁTICA DOCENTE.