A EDUCA??O ATUALMENTE ENFRENTA INCERTEZAS SOBRE O RUMO DE POL?TICAS P?BLICAS. NESTE SENTIDO, O TEMA DESTA PESQUISA ? FORMA??O DOCENTE CONTINUADA NA ALFABETIZA??O SOB A PERSPECTIVA DE POL?TICA P?BLICA EDUCACIONAL. O OBJETIVO GERAL ? COMPREENDER A FORMA??O DOCENTE CONTINUADA NA ALFABETIZA??O COMO POL?TICA P?BLICA NO CONTEXTO DA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCA??O. A JUSTIFICATIVA PARA A REALIZA??O DESTE ESTUDO ENCONTRA-SE NA NECESSIDADE DE FORMA??O DOCENTE CONTINUADA COMO ESTRAT?GIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCA??O. AL?M DISSO, GARANTIR A FORMA??O DE PROFESSORES AO LONGO DA CARREIRA ? UMA A??O DE GEST?O P?BLICA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE DEVIDO ?S CONSTANTES TRANSFORMA??ES NA EDUCA??O. A FUNDAMENTA??O TE?RICA DO ESTUDO RE?NE CONCEITOS DE POL?TICA P?BLICA, POL?TICA P?BLICA EDUCACIONAL, FORMA??O DOCENTE CONTINUADA E QUALIDADE DA EDUCA??O. PARA DESENVOLVER ESTA PESQUISA, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM METODOL?GICA COM ASPECTOS QUALITATIVOS, CARACTER?STICAS EXPLORAT?RIAS E CUNHO BIBLIOGR?FICO. ESTA PESQUISA BASEOU-SE EM LIVROS, ARTIGOS CIENT?FICOS E MATERIAIS DE ORIENTA??O SOBRE POL?TICAS P?BLICAS DE FORMA??O DOCENTE CONTINUADA. O ESTUDO PERMITIU COMPREENDER A IMPORT?NCIA DA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES PARA GARANTIR A ALFABETIZA??O E O LETRAMENTO DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS PREVISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A ELEVA??O DO ?NDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCA??O B?SICA NAS ESCOLAS. CONSIDERA-SE QUE POL?TICAS P?BLICAS DE FORMA??O DOCENTE CONTINUADA FAVORECEM A EFETIVA??O DO DIREITO ? APRENDIZAGEM COM QUALIDADE. AL?M DE OFERECER CONTE?DOS TE?RICOS, ESSAS POL?TICAS DEVEM FAVORECER A CONSTRU??O DE UM REPERT?RIO DE A??ES DOCENTES CONTEXTUALIZADAS E SIGNIFICATIVAS.