A FORMA COMO AS PESSOAS CONVIVEM NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS VEM MUDANDO, POR EXEMPLO, NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO SENDO INSERIDAS EM ATIVIDADES COTIDIANAS E EMPRESAS COMEÇAM A ADOTAR PADRÕES DE TRABALHO QUE REQUEREM NOVAS HABILIDADES DOS TRABALHADORES. PORÉM, QUANDO O ASSUNTO É ENSINO AINDA HÁ CERTA DIFICULDADE EM INCLUIR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ABORDAGENS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE DO ALUNO E QUE PODEM SER ÚTEIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NOVAS DEMANDAS SOCIAIS PODEM EXIGIR DA ESCOLA A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO QUE CONTEMPLEM O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FRENTE AS PROBLEMÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA. TRATA-SE DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NORTEADO POR UM PARADIGMA QUALITATIVO, QUE CONSIDERA A VISÃO DE AUTORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA. A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PODE CONFERIR AO ENSINO UM CARÁTER MAIS INTEGRADOR, MAS A IDEIA DE INOVAÇÃO NÃO PODE SER REDUZIDA A UMA APREENSÃO TÉCNICAS DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.