A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMOS FUNCIONAIS NO ENSINO SUPERIOR É MINISTRADA AOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR QUE VISA O ESTUDO MORFOFUNCIONAL DOS SISTEMAS HUMANO. OS CONTEÚDOS ABORDADOS NESSA DISCIPLINA ABORDAM UMA GAMA DE NOMENCLATURAS DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS. NO ENTANTO, MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NÃO DISPÕEM DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. NESSE CONTEXTO, SURGE A NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS QUE VIABILIZEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA CRIATIVA, PROGRESSISTA E HUMANIZADA. AS PEÇAS ANATÔMICAS REAIS, POR EXEMPLO, PODEM AUXILIAR A PRÁTICA DO DOCENTE, POIS POSSIBILITAM REFLEXÕES SOBRE OS SABERES TEÓRICOS ALIADOS A PRÁTICA. PORTANTO, DEVIDO À FALTA DE MATÉRIAS PEDAGÓGICOS, INFRAESTRUTURA E VIABILIDADE DE DESLOCAMENTO PARA A VISUALIZAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS HUMANAS REAIS PRESERVADAS, FOI PENSADO NA PRESENTE PROPOSTA, QUE TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR PRODUTOS CÁRNEOS SUÍNOS OBTIDOS NO COMÉRCIO LOCAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS ANÁTOMOS FUNCIONAIS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO, DE CUNHO QUALITATIVO. FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DURANTE A MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMOS FUNCIONAIS. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DURANTE O USO DA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR QUE OS ESTUDANTES DISCUTIAM E FAZIAM ANOTAÇÕES QUE AJUDARAM A ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS, POSSIBILITANDO ASSIM O ESPIRITO COLABORATIVA, POR MEIO DE UMA APRENDIZAGEM HORIZONTAL. COM ISSO, CONCLUI-SE A DISCIPLINA DE ANATOMIA TEM UM ENRAIZAMENTO NO ENSINO TRADICIONAL DECORATIVO, REPETITIVO E EXAUSTIVO, LOGO A BUSCA POR NOVAS FERRAMENTAS QUE AUXILIEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE TORNAM NECESSÁRIAS.