Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TERAPIA DO BRINCAR: UM MAPEAMENTO DE LITERATURA NO ESTADO DO TOCANTINS.

Palavra-chaves: BRINCAR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, LUDICIDADE, LUDOTERAPIA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67855
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 2453
    "titulo" => """
      A TERAPIA DO BRINCAR: UM MAPEAMENTO DE\r\n
      LITERATURA NO ESTADO DO TOCANTINS.
      """
    "resumo" => """
      LUDOTERAPIA, ETIMOLOGICAMENTE, SIGNIFICA “TERAPIA PELO BRINCAR”, E É VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A\r\n
      CRIANÇA, ONDE ATRAVÉS DELA, A MESMA CONSEGUE ELABORAR SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS QUE, POR VEZES, NÃO\r\n
      CONSEGUE TRANSMITIR PELA FALA. É ATRAVÉS DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA EM\r\n
      ATENDIMENTO LUDOTERÁPICO, EXPRESSA OS SEUS SENTIMENTOS, CONFLITOS E DIFICULDADES QUE SENTE\r\n
      INTERNAMENTE. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR A RELEVÂNCIA DA LUDOTERAPIA\r\n
      EM PESQUISAS REALIZADAS NO TERRITÓRIO TOCANTINENSE. PARA TANTO, UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, AS\r\n
      PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DO MÉTODO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, REALIZADO\r\n
      ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS DA CAPES-CAFE E NO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO\r\n
      RECORTE, OS ANOS DE 2015 A 2018. FOI POSSÍVEL CONCLUIR, QUE HÁ VARIADOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA\r\n
      EM TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM NÃO FORAM ENCONTRADAS MATÉRIAS QUE FOCALIZEM A LUDOTERAPIA E SUA\r\n
      PRÁTICA NO TOCANTINS, ESPECIFICAMENTE. COMPREENDE-SE QUE TAIS RESULTADOS, SUGEREM QUE SEJAM\r\n
      INICIADAS NOVAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO, NESSE TEMA AINDA TÃO NEGLIGENCIADO NOS ESTUDOS\r\n
      E PESQUISAS REALIZADOS NA REGIÃO TOCANTINA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, LUDICIDADE, LUDOTERAPIA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2453_23042020143409.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA MIKAELA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA MIKAELA"
    "autor_email" => "silvana.mikaella@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67855
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 2453
    "titulo" => """
      A TERAPIA DO BRINCAR: UM MAPEAMENTO DE\r\n
      LITERATURA NO ESTADO DO TOCANTINS.
      """
    "resumo" => """
      LUDOTERAPIA, ETIMOLOGICAMENTE, SIGNIFICA “TERAPIA PELO BRINCAR”, E É VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A\r\n
      CRIANÇA, ONDE ATRAVÉS DELA, A MESMA CONSEGUE ELABORAR SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS QUE, POR VEZES, NÃO\r\n
      CONSEGUE TRANSMITIR PELA FALA. É ATRAVÉS DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA EM\r\n
      ATENDIMENTO LUDOTERÁPICO, EXPRESSA OS SEUS SENTIMENTOS, CONFLITOS E DIFICULDADES QUE SENTE\r\n
      INTERNAMENTE. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR A RELEVÂNCIA DA LUDOTERAPIA\r\n
      EM PESQUISAS REALIZADAS NO TERRITÓRIO TOCANTINENSE. PARA TANTO, UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, AS\r\n
      PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DO MÉTODO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, REALIZADO\r\n
      ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS DA CAPES-CAFE E NO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO\r\n
      RECORTE, OS ANOS DE 2015 A 2018. FOI POSSÍVEL CONCLUIR, QUE HÁ VARIADOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA\r\n
      EM TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM NÃO FORAM ENCONTRADAS MATÉRIAS QUE FOCALIZEM A LUDOTERAPIA E SUA\r\n
      PRÁTICA NO TOCANTINS, ESPECIFICAMENTE. COMPREENDE-SE QUE TAIS RESULTADOS, SUGEREM QUE SEJAM\r\n
      INICIADAS NOVAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO, NESSE TEMA AINDA TÃO NEGLIGENCIADO NOS ESTUDOS\r\n
      E PESQUISAS REALIZADOS NA REGIÃO TOCANTINA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, LUDICIDADE, LUDOTERAPIA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2453_23042020143409.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA MIKAELA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA MIKAELA"
    "autor_email" => "silvana.mikaella@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

LUDOTERAPIA, ETIMOLOGICAMENTE, SIGNIFICA “TERAPIA PELO BRINCAR”, E É VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A CRIANÇA, ONDE ATRAVÉS DELA, A MESMA CONSEGUE ELABORAR SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS QUE, POR VEZES, NÃO CONSEGUE TRANSMITIR PELA FALA. É ATRAVÉS DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA EM ATENDIMENTO LUDOTERÁPICO, EXPRESSA OS SEUS SENTIMENTOS, CONFLITOS E DIFICULDADES QUE SENTE INTERNAMENTE. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR A RELEVÂNCIA DA LUDOTERAPIA EM PESQUISAS REALIZADAS NO TERRITÓRIO TOCANTINENSE. PARA TANTO, UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DO MÉTODO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS DA CAPES-CAFE E NO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO RECORTE, OS ANOS DE 2015 A 2018. FOI POSSÍVEL CONCLUIR, QUE HÁ VARIADOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA EM TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM NÃO FORAM ENCONTRADAS MATÉRIAS QUE FOCALIZEM A LUDOTERAPIA E SUA PRÁTICA NO TOCANTINS, ESPECIFICAMENTE. COMPREENDE-SE QUE TAIS RESULTADOS, SUGEREM QUE SEJAM INICIADAS NOVAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO, NESSE TEMA AINDA TÃO NEGLIGENCIADO NOS ESTUDOS E PESQUISAS REALIZADOS NA REGIÃO TOCANTINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.