Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A TERAPIA DO BRINCAR: UM MAPEAMENTO DE LITERATURA NO ESTADO DO TOCANTINS.

Palavra-chaves: BRINCAR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, LUDICIDADE, LUDOTERAPIA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

LUDOTERAPIA, ETIMOLOGICAMENTE, SIGNIFICA “TERAPIA PELO BRINCAR”, E É VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A CRIANÇA, ONDE ATRAVÉS DELA, A MESMA CONSEGUE ELABORAR SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS QUE, POR VEZES, NÃO CONSEGUE TRANSMITIR PELA FALA. É ATRAVÉS DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA EM ATENDIMENTO LUDOTERÁPICO, EXPRESSA OS SEUS SENTIMENTOS, CONFLITOS E DIFICULDADES QUE SENTE INTERNAMENTE. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR A RELEVÂNCIA DA LUDOTERAPIA EM PESQUISAS REALIZADAS NO TERRITÓRIO TOCANTINENSE. PARA TANTO, UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DO MÉTODO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS DA CAPES-CAFE E NO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO RECORTE, OS ANOS DE 2015 A 2018. FOI POSSÍVEL CONCLUIR, QUE HÁ VARIADOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA EM TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM NÃO FORAM ENCONTRADAS MATÉRIAS QUE FOCALIZEM A LUDOTERAPIA E SUA PRÁTICA NO TOCANTINS, ESPECIFICAMENTE. COMPREENDE-SE QUE TAIS RESULTADOS, SUGEREM QUE SEJAM INICIADAS NOVAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO, NESSE TEMA AINDA TÃO NEGLIGENCIADO NOS ESTUDOS E PESQUISAS REALIZADOS NA REGIÃO TOCANTINA.

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