LUDOTERAPIA, ETIMOLOGICAMENTE, SIGNIFICA “TERAPIA PELO BRINCAR”, E É VOLTADA ESPECIALMENTE PARA A
CRIANÇA, ONDE ATRAVÉS DELA, A MESMA CONSEGUE ELABORAR SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS QUE, POR VEZES, NÃO
CONSEGUE TRANSMITIR PELA FALA. É ATRAVÉS DO BRINQUEDO E DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA EM
ATENDIMENTO LUDOTERÁPICO, EXPRESSA OS SEUS SENTIMENTOS, CONFLITOS E DIFICULDADES QUE SENTE
INTERNAMENTE. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR A RELEVÂNCIA DA LUDOTERAPIA
EM PESQUISAS REALIZADAS NO TERRITÓRIO TOCANTINENSE. PARA TANTO, UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, AS
PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DO MÉTODO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, REALIZADO
ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS DA CAPES-CAFE E NO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO COMO
RECORTE, OS ANOS DE 2015 A 2018. FOI POSSÍVEL CONCLUIR, QUE HÁ VARIADOS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA
EM TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM NÃO FORAM ENCONTRADAS MATÉRIAS QUE FOCALIZEM A LUDOTERAPIA E SUA
PRÁTICA NO TOCANTINS, ESPECIFICAMENTE. COMPREENDE-SE QUE TAIS RESULTADOS, SUGEREM QUE SEJAM
INICIADAS NOVAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO, NESSE TEMA AINDA TÃO NEGLIGENCIADO NOS ESTUDOS
E PESQUISAS REALIZADOS NA REGIÃO TOCANTINA.