ESTE ARTIGO, DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO, TEM POR OBJETIVO APRESENTAR APROXIMA??ES TE?RICAS ENTRE A NO??O DE TRANSFER?NCIA DE FREUD E A RELA??O ALUNO-PROFESSOR NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM. A TRANSFER?NCIA SIGNIFICA REVIVER POR OUTROS SUJEITOS COM DESEMPENHO SIMILAR, NESTE CASO, O PROFESSOR, AS RELA??ES EXPERIENCIADAS NA INF?NCIA COM SEUS CUIDADORES, E AS DIVERSAS RELA??ES DE APEGO. DIANTE DISSO, PODEMOS OBSERVAR DIVERSAS PROJE??ES NA RELA??O ALUNO-PROFESSOR, COMO EXPECTATIVAS, DESEJOS E FANTASIAS, VISTO EM COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, OPOSITORES, MICROAGRESS?ES E OUTROS, PRATICADOS POR AMBOS OS ATORES SOCIAIS. ASSIM, FOMENTANDO V?NCULOS NEGATIVOS COM A APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS, E DESANIMO NA ATIVIDADE DOCENTE. DESSE MODO, A PROPOSTA DO ARTIGO FOI ARTICULAR NUMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, A NO??O DE TRANSFER?NCIA FREUDIANA E CONSTRU??ES DA LITERATURA SOBRE A RELA??O PROFESSOR-ALUNO NA EDUCA??O. BUSCOU TRAZER CONTRIBUI??ES DO OLHAR PSICANAL?TICO PARA A DIN?MICA DA SALA DE AULA, PENSANDO NUMA CONSTRU??O POSITIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR.