ESTA PESQUISA ANCORA-SE NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, PROPOSTA POR VYGOTSKY, QUE SE PREOCUPA EM COMPREENDER A SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL, ALÉM DE COLABORAR NO ENTENDIMENTO DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA PROCUROU APREENDER AS SIGNIFICAÇÕES DOS COLEGAS UNIVERSITÁRIOS DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA, FORAM OS ALUNOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL QUE TIVERAM A PRESENÇA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A PRODUÇÃO DE DADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS RECURSOS DE GRAVAÇÕES DE ÁUDIOS, POSTERIORMENTE FORAM REALIZADAS AS TRANSCRIÇÕES E AS ANÁLISES DOS DADOS. A ANÁLISE SE DEU ATRAVÉS DA AGLUTINAÇÃO DOS PRÉ-INDICADORES E INDICADORES DOS TRÊS ALUNOS SELECIONADOS, MOVIMENTO ESTE QUE PERMITIU A CONSTRUÇÃO DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO, QUE REVELARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES, MESMO APÓS TODA A EXPERIÊNCIA COM A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL, AINDA ENXERGAVAM A DEFICIÊNCIA A PARTIR DO MODELO MÉDICO DE ANORMALIDADE, INCAPACIDADE E PESSOAS DIFERENTES. ATRAVÉS DESSA PESQUISA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE, PARA ALÉM DE UMA FORMAÇÃO COM FOCO NESSA TEMÁTICA, ESTUDAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODERÁ REPERCUTIR ATIVAMENTE NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL DOS SUJEITOS, QUANDO ESTAS DECISÕES ENVOLVEREM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.