Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE E RESSIGNIFICAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, RESSIGNIFICAÇÃO, Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67957 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 5557 "titulo" => "ANÁLISE E RESSIGNIFICAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE E QUE POSSIBILITE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS AÇÕES PARA UMA ATUAÇÃO EFICAZ, CRÍTICA E REFLEXIVA. O TRABALHO SE CONSTITUIU DE NATUREZA TEÓRICA, PAUTANDO-SE POR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PARA TAL, FOI REALIZADA A BUSCA DAS REFERÊNCIAS NAS BASES PERIÓDICOS CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO MÊS DE JUNHO DE 2020. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OITO ARTIGOS QUE SE ADEQUARAM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. CONSTATOU-SE QUE OS AUTORES CONSULTADOS CONSIDERAM QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO PROFISSIONAIS DIFERENCIADOS E QUE SOMENTE A FORMAÇÃO INICIAL SEJA INSUFICIENTE PARA ASSEGURAR UMA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E O ENSINO HUMANIZADO. COMO RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE 87,5% DOS ARTIGOS AFIRMAM QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONSIDERE A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS LEVA O DOCENTE A REFLEXÃO SOBRE A SUA AÇÃO E POSSIBILITA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRETANTO, NA REALIDADE DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ISSO NÃO SE CONCRETIZA E OS DOCENTES CONTINUAM A REPRODUZIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRISTALIZADAS, DESCONTEXTUALIZADAS, IRRELEVANTES E QUE NÃO ATENDEM AS PECULIARIDADES E ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS. CONCLUIU-SE QUE A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É PROMOVIDA POR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUE A REFLEXÃO SOBRE AÇÃO DOCENTE SEJA ESSENCIAL PARA GARANTIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E EMANCIPATÓRIAS.ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO C" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, RESSIGNIFICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5557_01092020143833.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE CRISTINA" "autor_nome_curto" => "GISLEINE C. DA SILVA " "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERUNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67957 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1331 "inscrito_id" => 5557 "titulo" => "ANÁLISE E RESSIGNIFICAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE E QUE POSSIBILITE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS AÇÕES PARA UMA ATUAÇÃO EFICAZ, CRÍTICA E REFLEXIVA. O TRABALHO SE CONSTITUIU DE NATUREZA TEÓRICA, PAUTANDO-SE POR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PARA TAL, FOI REALIZADA A BUSCA DAS REFERÊNCIAS NAS BASES PERIÓDICOS CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO MÊS DE JUNHO DE 2020. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OITO ARTIGOS QUE SE ADEQUARAM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. CONSTATOU-SE QUE OS AUTORES CONSULTADOS CONSIDERAM QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO PROFISSIONAIS DIFERENCIADOS E QUE SOMENTE A FORMAÇÃO INICIAL SEJA INSUFICIENTE PARA ASSEGURAR UMA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E O ENSINO HUMANIZADO. COMO RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE 87,5% DOS ARTIGOS AFIRMAM QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONSIDERE A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS LEVA O DOCENTE A REFLEXÃO SOBRE A SUA AÇÃO E POSSIBILITA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRETANTO, NA REALIDADE DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ISSO NÃO SE CONCRETIZA E OS DOCENTES CONTINUAM A REPRODUZIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRISTALIZADAS, DESCONTEXTUALIZADAS, IRRELEVANTES E QUE NÃO ATENDEM AS PECULIARIDADES E ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS. CONCLUIU-SE QUE A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É PROMOVIDA POR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUE A REFLEXÃO SOBRE AÇÃO DOCENTE SEJA ESSENCIAL PARA GARANTIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E EMANCIPATÓRIAS.ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO C" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, RESSIGNIFICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5557_01092020143833.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLEINE CRISTINA" "autor_nome_curto" => "GISLEINE C. DA SILVA " "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERUNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR E COMPREENDER A NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR AOS PROFISSIONAIS, QUE JÁ ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE E QUE POSSIBILITE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS AÇÕES PARA UMA ATUAÇÃO EFICAZ, CRÍTICA E REFLEXIVA. O TRABALHO SE CONSTITUIU DE NATUREZA TEÓRICA, PAUTANDO-SE POR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PARA TAL, FOI REALIZADA A BUSCA DAS REFERÊNCIAS NAS BASES PERIÓDICOS CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO MÊS DE JUNHO DE 2020. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OITO ARTIGOS QUE SE ADEQUARAM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. CONSTATOU-SE QUE OS AUTORES CONSULTADOS CONSIDERAM QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO PROFISSIONAIS DIFERENCIADOS E QUE SOMENTE A FORMAÇÃO INICIAL SEJA INSUFICIENTE PARA ASSEGURAR UMA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E O ENSINO HUMANIZADO. COMO RESULTADOS VERIFICOU-SE QUE 87,5% DOS ARTIGOS AFIRMAM QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONSIDERE A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS LEVA O DOCENTE A REFLEXÃO SOBRE A SUA AÇÃO E POSSIBILITA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRETANTO, NA REALIDADE DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ISSO NÃO SE CONCRETIZA E OS DOCENTES CONTINUAM A REPRODUZIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRISTALIZADAS, DESCONTEXTUALIZADAS, IRRELEVANTES E QUE NÃO ATENDEM AS PECULIARIDADES E ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS. CONCLUIU-SE QUE A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É PROMOVIDA POR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUE A REFLEXÃO SOBRE AÇÃO DOCENTE SEJA ESSENCIAL PARA GARANTIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS E EMANCIPATÓRIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.