Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS HQS NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SALA DE AULA, LETRAMENTO, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69167
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 6501
    "titulo" => "O USO DAS HQS NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA A APRESENTAÇÃO DE UMA ANÁLISE E ESTUDO DO USO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, DIRECIONADOS POR CONCEITOS TEÓRICOS COMO DIONÍSIO (2013) MARCUSCHI (2008), SANTOS E VERGUEIRO, (2012), SOARES (2016) E OUTROS. FORAM OBSERVADOS TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS QUE AINDA ESTÃO BUSCANDO MELHORAMENTOS NOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PRÁTICA ESCRITORA, TORNANDO MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA A APROPRIAÇÃO DO SABER NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É APRESENTAR UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO AS HQS E ACOMPANHANDO ESSA TENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO HÍBRIDA QUE ATINGIU TAMBÉM A TELEVISÃO, O RÁDIO, AS REDES SOCIAIS E OS JORNAIS. SERÃO ABORDADOS, AQUI, TEMAS COMO: GÊNERO TEXTUAL NO CONTEXTO SOCIAL; O LETRAMENTO NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS; ANÁLISE DAS HQS NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRESENÇA DOS CONECTIVOS NAS PRODUÇÕES DE SENTIDO DAS HQS COMO UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SALA DE AULA, LETRAMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6501_30092020223042.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON AMARAL DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON AMARAL"
    "autor_email" => "eltonamaral691@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDAD FAFIBE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69167
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 6501
    "titulo" => "O USO DAS HQS NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA A APRESENTAÇÃO DE UMA ANÁLISE E ESTUDO DO USO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, DIRECIONADOS POR CONCEITOS TEÓRICOS COMO DIONÍSIO (2013) MARCUSCHI (2008), SANTOS E VERGUEIRO, (2012), SOARES (2016) E OUTROS. FORAM OBSERVADOS TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS QUE AINDA ESTÃO BUSCANDO MELHORAMENTOS NOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PRÁTICA ESCRITORA, TORNANDO MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA A APROPRIAÇÃO DO SABER NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É APRESENTAR UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO AS HQS E ACOMPANHANDO ESSA TENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO HÍBRIDA QUE ATINGIU TAMBÉM A TELEVISÃO, O RÁDIO, AS REDES SOCIAIS E OS JORNAIS. SERÃO ABORDADOS, AQUI, TEMAS COMO: GÊNERO TEXTUAL NO CONTEXTO SOCIAL; O LETRAMENTO NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS; ANÁLISE DAS HQS NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRESENÇA DOS CONECTIVOS NAS PRODUÇÕES DE SENTIDO DAS HQS COMO UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SALA DE AULA, LETRAMENTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6501_30092020223042.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON AMARAL DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON AMARAL"
    "autor_email" => "eltonamaral691@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDAD FAFIBE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA A APRESENTAÇÃO DE UMA ANÁLISE E ESTUDO DO USO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, DIRECIONADOS POR CONCEITOS TEÓRICOS COMO DIONÍSIO (2013) MARCUSCHI (2008), SANTOS E VERGUEIRO, (2012), SOARES (2016) E OUTROS. FORAM OBSERVADOS TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS QUE AINDA ESTÃO BUSCANDO MELHORAMENTOS NOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PRÁTICA ESCRITORA, TORNANDO MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA A APROPRIAÇÃO DO SABER NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É APRESENTAR UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO AS HQS E ACOMPANHANDO ESSA TENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO HÍBRIDA QUE ATINGIU TAMBÉM A TELEVISÃO, O RÁDIO, AS REDES SOCIAIS E OS JORNAIS. SERÃO ABORDADOS, AQUI, TEMAS COMO: GÊNERO TEXTUAL NO CONTEXTO SOCIAL; O LETRAMENTO NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS; ANÁLISE DAS HQS NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRESENÇA DOS CONECTIVOS NAS PRODUÇÕES DE SENTIDO DAS HQS COMO UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.