O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS APLICADAS EM SALA PARA O ENSINO DE SOLOS. DISCUTE-SE AINDA, OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA AO QUE SE REFERE ?S METODOLOGIAS ATIVAS. BUSCOU-SE, ANALISAR E PROPOR POSS?VEIS SOLU??ES PARA UMA EDUCA??O SIGNIFICATIVA EM SALA, RELACIONANDO A LUDICIDADE COM O COTIDIANO DOS APRENDIZES. COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, INICIALMENTE, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA PARA ANALISAR E COMPREENDER O PENSAMENTO CR?TICO DE CADA AUTOR. AO FINAL DA PESQUISA S?O DISCUTIDAS AS PR?TICAS DE ENSINO APLICADAS EM SALA, COMO TAMB?M SUGEST?ES PARA AULAS VINDOURAS, A FIM DE TORN?-LAS MAIS PRAZEROSAS E ATRATIVAS AOS APRENDIZES E AUXILIAR NO TRABALHO DOCENTE.