DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO O LICENCIANDO SE DEPARA COM UMA SÉRIE DE QUESTIONAMENTOS DESDE O PRIMEIRO DIA DE OBSERVAÇÃO, COLOCANDO EM PRAXE AQUILO QUE LHE FOI ENSINADO NO DECORRER DE SUA FORMAÇÃO DURANTE A GRADUAÇÃO. AO SE DEPARAR COM A REALIDADE DA ESCOLA O ESTAGIÁRIO OBSERVA QUE É PRECISO IR ALÉM DO QUE LHE FOI ENSINADO, FAZENDO-LHE PENSAR MAIS DO QUE NUNCA NO TERMO INTERDISCIPLINARIDADE, COMO FORMA DE AGREGAR CONHECIMENTOS E ASSOCIAR A REALIDADE VIVENCIADA COM O QUE SE ENSINA; UMA VEZ QUE APÓS SEU PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, SERÁ A SUA VEZ DE ASSUMIR A SALA DE AULA E LECIONAR COM OS RECURSOS QUE TEM DISPONÍVEL. NESSE SENTIDO AS ETAPAS DE OBSERVAÇÃO DENTRO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PERMITEM AO ESTAGIÁRIO IDENTIFICAR QUAIS AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DENTRO DA SALA DE AULA, BEM COMO ESTE PODERÁ TENTAR SOLUCIONAR PROBLEMAS RELACIONADOS AO ENSINO E SE ADEQUAR A SEU PERÍODO DE REGÊNCIA.