Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE OFICINA GEOGRAFIA III NA ESCOLA INFANTIL DE FORTALEZA - CE

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, TIC, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTANTE DE UM CONJUNTO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEARÁ (UFC) COM O OBJETIVO DE INTERVIR NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA DE MANEIRA INCLUSIVA UTILIZANDO-SE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O RECORTE ESPACIAL FOI UMA ESCOLA INFANTIL DE FORTALEZA E COMO ENFOQUE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E/OU COGNITIVAS, NO INTUITO DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMPREENDENDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL, SENDO A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO E QUE O PROFESSOR POSSUI PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA ENVOLVEU TANTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMO OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E INTERVENÇÃO NA REALIDADE COM ATIVIDADE PRÁTICA QUE CONSISTIU NA MINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO RELACIONADO COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, TENDO COMO RESULTADO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES JUNTO AOS ALUNOS QUE PERMITIU MAIOR INTERAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

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