O PRESENTE ARTIGO É RESULTANTE DE UM CONJUNTO DE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEARÁ (UFC) COM O OBJETIVO DE INTERVIR NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA DE MANEIRA INCLUSIVA UTILIZANDO-SE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O RECORTE ESPACIAL FOI UMA ESCOLA INFANTIL DE FORTALEZA E COMO ENFOQUE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E/OU COGNITIVAS, NO INTUITO DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMPREENDENDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL, SENDO A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO E QUE O PROFESSOR POSSUI PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA ENVOLVEU TANTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMO OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E INTERVENÇÃO NA REALIDADE COM ATIVIDADE PRÁTICA QUE CONSISTIU NA MINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO RELACIONADO COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, TENDO COMO RESULTADO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES JUNTO AOS ALUNOS QUE PERMITIU MAIOR INTERAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS.