POVOS TRADICIONAIS DO SERTÃO ALAGOANO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PIBID
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69329 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 2488 "titulo" => "POVOS TRADICIONAIS DO SERTÃO ALAGOANO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DA EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES), NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA, NO SERTÃO DE ALAGOAS. A ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO LEVAR OS EDUCANDOS A CONHECEREM E REFLETIREM SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL QUE INTEGRA A SUA REALIDADE LOCAL, SENDO REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; EXPLANAÇÃO GERAL DOS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, APRESENTANDO OS TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS, E AS APRESENTAÇÕES DOS DISCENTES. TENDO EM VISTA O GRANDE NÚMERO DE COMUNIDADES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAMPONESAS NA MESORREGIÃO DO SERTÃO ALAGOANO, COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESSES TEMAS NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA CULTURAL QUE ESSES POVOS EXERCERAM E EXERCEM, NO CONTEXTO DO SERTÃO DE ALAGOAS, SENDO FUNDAMENTAL QUE HAJA ESSA ABORDAGEM CULTURAL E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS, COMO PREVÊ A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 E A LEI N° 11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008, QUE BUSCAM GARANTIR O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS. A ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA GEROU BONS RESULTADOS, POR MEIO DOS DEBATES E PESQUISA DOS ALUNOS, EM QUE OS MESMOS COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, PASSANDO A CONHECER AS POPULAÇÕES QUE HABITAM NA SUA REALIDADE LOCAL E REFLETINDO SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL E SOCIAL DESSES POVOS PARA O SERTÃO DE ALAGOAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "POVOS TRADICIONAIS, SERTÃO DE ALAGOAS, CULTURA, ENSINO DE GEOGRAFIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2488_06102020143710.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE OLIVEIRA" "autor_email" => "allyceoliveira15@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS DO SERTÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69329 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 2488 "titulo" => "POVOS TRADICIONAIS DO SERTÃO ALAGOANO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DA EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES), NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA, NO SERTÃO DE ALAGOAS. A ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO LEVAR OS EDUCANDOS A CONHECEREM E REFLETIREM SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL QUE INTEGRA A SUA REALIDADE LOCAL, SENDO REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; EXPLANAÇÃO GERAL DOS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, APRESENTANDO OS TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS, E AS APRESENTAÇÕES DOS DISCENTES. TENDO EM VISTA O GRANDE NÚMERO DE COMUNIDADES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAMPONESAS NA MESORREGIÃO DO SERTÃO ALAGOANO, COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESSES TEMAS NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA CULTURAL QUE ESSES POVOS EXERCERAM E EXERCEM, NO CONTEXTO DO SERTÃO DE ALAGOAS, SENDO FUNDAMENTAL QUE HAJA ESSA ABORDAGEM CULTURAL E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS, COMO PREVÊ A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 E A LEI N° 11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008, QUE BUSCAM GARANTIR O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS. A ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA GEROU BONS RESULTADOS, POR MEIO DOS DEBATES E PESQUISA DOS ALUNOS, EM QUE OS MESMOS COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, PASSANDO A CONHECER AS POPULAÇÕES QUE HABITAM NA SUA REALIDADE LOCAL E REFLETINDO SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL E SOCIAL DESSES POVOS PARA O SERTÃO DE ALAGOAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "POVOS TRADICIONAIS, SERTÃO DE ALAGOAS, CULTURA, ENSINO DE GEOGRAFIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2488_06102020143710.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE OLIVEIRA" "autor_email" => "allyceoliveira15@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS DO SERTÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }