O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DA EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES), NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA, NO SERTÃO DE ALAGOAS. A ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO LEVAR OS EDUCANDOS A CONHECEREM E REFLETIREM SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL QUE INTEGRA A SUA REALIDADE LOCAL, SENDO REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; EXPLANAÇÃO GERAL DOS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, APRESENTANDO OS TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS, E AS APRESENTAÇÕES DOS DISCENTES. TENDO EM VISTA O GRANDE NÚMERO DE COMUNIDADES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAMPONESAS NA MESORREGIÃO DO SERTÃO ALAGOANO, COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESSES TEMAS NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA CULTURAL QUE ESSES POVOS EXERCERAM E EXERCEM, NO CONTEXTO DO SERTÃO DE ALAGOAS, SENDO FUNDAMENTAL QUE HAJA ESSA ABORDAGEM CULTURAL E GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS, COMO PREVÊ A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 E A LEI N° 11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008, QUE BUSCAM GARANTIR O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS. A ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA GEROU BONS RESULTADOS, POR MEIO DOS DEBATES E PESQUISA DOS ALUNOS, EM QUE OS MESMOS COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, PASSANDO A CONHECER AS POPULAÇÕES QUE HABITAM NA SUA REALIDADE LOCAL E REFLETINDO SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL E SOCIAL DESSES POVOS PARA O SERTÃO DE ALAGOAS.