O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A FUN??O DO PROFESSOR NA AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 143 QUESTION?RIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 8 PERGUNTAS, COM 3 POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS (CONCORDO/DISCORDO/CONCORDO EM PARTES). ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: 74% DISCORDAM QUE A POSTURA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DEVE SER DE TRANSMISSOR DE CONHECIMENTOS, SENDO O ALUNO O ?NICO RESPONS?VEL POR SUA APRENDIZAGEM. 72% CONCORDAM QUE A MANEIRA COMO O PROFESSOR V? O MUNDO E A EDUCA??O INTERFERE NA SUA PR?TICA EM SALA DE AULA E NA SUA MANEIRA DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 54% CONCORDAM QUE SE SENTE SEGURO EM AVALIAR OS SEUS ALUNOS. 75% CONCORDAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS AO SER AVALIADO DEMONSTRA SENTIR MEDO E INSEGURAN?A. 75% DISCORDAM QUE A COMPET?NCIA DO PROFESSOR EM AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ? GARANTIDA EM FUN??O DE SUA CAPACIDADE DE ELABORAR PROVAS E ATRIBUIR NOTAS. 81% CONCORDAM EM PARTE QUE UTILIZA A AVALIA??O EXCLUSIVAMENTE COM A FUN??O DE OBTER OS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM E REGISTR?-LOS NO DI?RIO, SEM RETOMAR COM OS ALUNOS AS DIFICULDADES APRESENTADAS. ASSIM, DE ACORDO COM OS RESULTADOS, O PRESENTE TRABALHO SUGERE QUE O PROFESSOR FA?A INTERVEN??ES COMO MEDIADOR, DE FORMA REFLEXIVA, ANALISANDO TODO O CONTEXTO HIST?RICO E SOCIAL DO ALUNO, A FIM DE FAVORECER UM MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SUPERAR SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.