ESTA PESQUISA SE PROPÕE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE FILME COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA, ELENCOU-SE O FILME RIO PARA A ANÁLISE. NESTA PESQUISA EVIDENCIOU-SE LACUNAS DEIXADAS PELO PRODUTOR, QUANDO APRESENTA A ARARINHA NA MATA ATLÂNTICA, PORÉM O HABITAT NATURAL DESSA AVE É A CAATINGA. DESENVOLVEU-SE ESTA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS, NA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A BASE TEÓRICA ESTÁ FIRMADA EM CUNHA E GIORDAN (2008), OS QUAIS APRESENTAM O CINEMA COMO PARCEIRO DO AMBIENTE ESCOLAR, COM POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO HISTÓRICA E CULTURAL DOS FATOS ABORDADOS; SILVA E DAVI (2008) TRAZEM O PROFESSOR PARA A CENA COMO MEDIADOR PARA INSTIGAR A VISÃO CRÍTICA DO ALUNO; CARVALHO (2017) DISCUTE O USO DE FILMES COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM. A PESQUISA É QUALITATIVA E DE CARÁTER INTERVENTIVO DE APLICAÇÃO, EM QUE HAVERÁ PLANEJAMENTO APLICAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS, COM OBJETIVO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. OS RESULTADOS INDICAM QUE O CINEMA QUANDO UTILIZADO DE FORMA CONSCIENTE E REFLEXIVA, CONTRIBUI COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E CONTRIBUI COM A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO DO ESTUDANTE.