UMA DAS RAZÕES PARA O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO REFERE-SE AO FATO DE ESTAR ASSOCIADA POSITIVAMENTE AOS RESULTADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS ALUNOS MOTIVADOS TENDEM A SE ENVOLVER MAIS ATIVAMENTE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, EM CONTRAPARTIDA, OS ALUNOS DESMOTIVADOS TENDEM A NÃO REALIZAR AS TAREFAS QUE APARENTAM MAIOR NÍVEL DE DIFICULDADE. COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR OS ASPECTOS INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS ASSOCIADOS À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE EDUCAÇÃO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUANTITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO E COM CORTE TRANSVERSAL, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE A CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA E A ESTATÍSTICA DESCRITIVA E FORAM REALIZADOS TESTES DE ASSOCIAÇÃO, POR MEIO DA REGRESSÃO LINEAR. OS RESULTADOS APONTAM UM PÚBLICO PREDOMINANTEMENTE FEMININO E QUE ESTE PÚBLICO ESTÁ MAIS EXTRINSECAMENTE MOTIVADO. ESSES RESULTADOS APONTARAM UM ANTAGONISMO COM O DISPOSTO NA LITERATURA. NO ÂMBITO ESCOLAR, OS HOMENS TENDEM A ESTAREM MAIS MOTIVADOS EXTRINSECAMENTE E AS MULHERES TENDEM A ESTAREM MAIS MOTIVADAS INTRINSECAMENTE.