Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL., ARTES VISUAIS., SOCIALIZAÇÃO., , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68608
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2392
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO BASE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ELABORADO NA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE SENTIDO, APRESENTA OS RESULTADOS DESSA INCURSÃO PEDAGÓGICA, TENDO COMO FOCO A UTILIZAÇÃO DE TEXTURAS VISUAIS E TÁTEIS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E, ESPECIALMENTE NO CASO DESTA PROPOSTA, DE SOCIALIZAÇÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRECÍPUO: COMPREENDER DE QUE FORMA O TRABALHO ARTÍSTICO, POR MEIO DO ESTUDO DE TEXTURAS, PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O REFERIDO PROJETO FOI IMPLEMENTADO NA TURMA DE MATERNAL I EM UMA UNIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE BELÉM – PA. METODOLOGICAMENTE, A PROPOSTA FOI ORGANIZADA EM QUATRO MOMENTOS: A) OBSERVAÇÃO DA ROTINA DA TURMA; B) ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO; C) IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; E D) AVALIAÇÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PROJETO. DURANTE AS AÇÕES, PÔDE-SE PERCEBER A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS, O ENGAJAMENTO E ENTUSIASMO DURANTE A MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS, OS RELATOS SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS POR MEIO DO CONTATO COM AS TEXTURAS E, SOBRETUDO, A COOPERAÇÃO E A DEMONSTRAÇÃO DE CUIDADO COM O OUTRO SENDO FORTALECIDAS. TAIS AÇÕES EMPREENDIDAS, CORROBORARAM PARA A COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PRÁTICA EDUCATIVA, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VEZ QUE A IMERSÃO DA CRIANÇA NESSA LINGUAGEM ARTÍSTICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE, PROPORCIONA AOS PEQUENOS DIVERSAS SIGNIFICAÇÕES, VIVÊNCIAS, INTERAÇÕES SOCIAIS E DIFERENTES LEITURAS DO MUNDO EM QUE VIVEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL., ARTES VISUAIS., SOCIALIZAÇÃO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2191_30092020231631.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE NAZARÉ SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GOMES"
    "autor_email" => "jessicagomes2008.es@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68608
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2392
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO BASE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ELABORADO NA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE SENTIDO, APRESENTA OS RESULTADOS DESSA INCURSÃO PEDAGÓGICA, TENDO COMO FOCO A UTILIZAÇÃO DE TEXTURAS VISUAIS E TÁTEIS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E, ESPECIALMENTE NO CASO DESTA PROPOSTA, DE SOCIALIZAÇÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRECÍPUO: COMPREENDER DE QUE FORMA O TRABALHO ARTÍSTICO, POR MEIO DO ESTUDO DE TEXTURAS, PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O REFERIDO PROJETO FOI IMPLEMENTADO NA TURMA DE MATERNAL I EM UMA UNIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE BELÉM – PA. METODOLOGICAMENTE, A PROPOSTA FOI ORGANIZADA EM QUATRO MOMENTOS: A) OBSERVAÇÃO DA ROTINA DA TURMA; B) ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO; C) IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; E D) AVALIAÇÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PROJETO. DURANTE AS AÇÕES, PÔDE-SE PERCEBER A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS, O ENGAJAMENTO E ENTUSIASMO DURANTE A MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS, OS RELATOS SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS POR MEIO DO CONTATO COM AS TEXTURAS E, SOBRETUDO, A COOPERAÇÃO E A DEMONSTRAÇÃO DE CUIDADO COM O OUTRO SENDO FORTALECIDAS. TAIS AÇÕES EMPREENDIDAS, CORROBORARAM PARA A COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PRÁTICA EDUCATIVA, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VEZ QUE A IMERSÃO DA CRIANÇA NESSA LINGUAGEM ARTÍSTICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE, PROPORCIONA AOS PEQUENOS DIVERSAS SIGNIFICAÇÕES, VIVÊNCIAS, INTERAÇÕES SOCIAIS E DIFERENTES LEITURAS DO MUNDO EM QUE VIVEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL., ARTES VISUAIS., SOCIALIZAÇÃO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2191_30092020231631.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE NAZARÉ SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GOMES"
    "autor_email" => "jessicagomes2008.es@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO BASE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ELABORADO NA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE SENTIDO, APRESENTA OS RESULTADOS DESSA INCURSÃO PEDAGÓGICA, TENDO COMO FOCO A UTILIZAÇÃO DE TEXTURAS VISUAIS E TÁTEIS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E, ESPECIALMENTE NO CASO DESTA PROPOSTA, DE SOCIALIZAÇÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRECÍPUO: COMPREENDER DE QUE FORMA O TRABALHO ARTÍSTICO, POR MEIO DO ESTUDO DE TEXTURAS, PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O REFERIDO PROJETO FOI IMPLEMENTADO NA TURMA DE MATERNAL I EM UMA UNIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE BELÉM – PA. METODOLOGICAMENTE, A PROPOSTA FOI ORGANIZADA EM QUATRO MOMENTOS: A) OBSERVAÇÃO DA ROTINA DA TURMA; B) ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO; C) IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; E D) AVALIAÇÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PROJETO. DURANTE AS AÇÕES, PÔDE-SE PERCEBER A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS, O ENGAJAMENTO E ENTUSIASMO DURANTE A MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS, OS RELATOS SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS POR MEIO DO CONTATO COM AS TEXTURAS E, SOBRETUDO, A COOPERAÇÃO E A DEMONSTRAÇÃO DE CUIDADO COM O OUTRO SENDO FORTALECIDAS. TAIS AÇÕES EMPREENDIDAS, CORROBORARAM PARA A COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PRÁTICA EDUCATIVA, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VEZ QUE A IMERSÃO DA CRIANÇA NESSA LINGUAGEM ARTÍSTICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE, PROPORCIONA AOS PEQUENOS DIVERSAS SIGNIFICAÇÕES, VIVÊNCIAS, INTERAÇÕES SOCIAIS E DIFERENTES LEITURAS DO MUNDO EM QUE VIVEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.