O PRESENTE ARTIGO TEM COMO BASE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ELABORADO NA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE SENTIDO, APRESENTA OS RESULTADOS DESSA INCURSÃO PEDAGÓGICA, TENDO COMO FOCO A UTILIZAÇÃO DE TEXTURAS VISUAIS E TÁTEIS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E, ESPECIALMENTE NO CASO DESTA PROPOSTA, DE SOCIALIZAÇÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRECÍPUO: COMPREENDER DE QUE FORMA O TRABALHO ARTÍSTICO, POR MEIO DO ESTUDO DE TEXTURAS, PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O REFERIDO PROJETO FOI IMPLEMENTADO NA TURMA DE MATERNAL I EM UMA UNIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE BELÉM – PA. METODOLOGICAMENTE, A PROPOSTA FOI ORGANIZADA EM QUATRO MOMENTOS: A) OBSERVAÇÃO DA ROTINA DA TURMA; B) ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO; C) IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; E D) AVALIAÇÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PROJETO. DURANTE AS AÇÕES, PÔDE-SE PERCEBER A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS, O ENGAJAMENTO E ENTUSIASMO DURANTE A MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS, OS RELATOS SOBRE AS DIVERSAS SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS POR MEIO DO CONTATO COM AS TEXTURAS E, SOBRETUDO, A COOPERAÇÃO E A DEMONSTRAÇÃO DE CUIDADO COM O OUTRO SENDO FORTALECIDAS. TAIS AÇÕES EMPREENDIDAS, CORROBORARAM PARA A COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PRÁTICA EDUCATIVA, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VEZ QUE A IMERSÃO DA CRIANÇA NESSA LINGUAGEM ARTÍSTICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE, PROPORCIONA AOS PEQUENOS DIVERSAS SIGNIFICAÇÕES, VIVÊNCIAS, INTERAÇÕES SOCIAIS E DIFERENTES LEITURAS DO MUNDO EM QUE VIVEM.