ESTE TRABALHO ABORDA A TEMÁTICA DOS PROFESSORES INICIANTES. O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É UMA ETAPA QUE COMPREENDE OS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, NOS QUAIS OS NOVATOS PASSAM PELO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES A PROFESSORES. É UM PERÍODO DELICADO E SINGULAR NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE, POIS É CARACTERIZADO POR UM PROCESSO DE INQUIETUDES, DESCOBERTAS, APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS NUM AMBIENTE GERALMENTE DESCONHECIDO E CONSTITUÍDO POR ALGUNS MECANISMOS BUROCRÁTICOS. ESTA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA APRESENTA UM LEVANTAMENTO REALIZADO EM TRÊS FONTES BRASILEIRAS E TEM COMO FOCO OS PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA. AS FONTES PESQUISADAS FORAM: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BIBLIOTECA DIGITAL SCIELO E REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. A ESCOLHA DOS TRABALHOS FOI ELABORADA AVERIGUANDO A EXISTÊNCIA DO TERMO PROFESSORES INICIANTES EM TÍTULOS, RESUMOS E/OU TRABALHO COMPLETO. ATRAVÉS DESTE ESTUDO, PERCEBEMOS QUE OS TRABALHOS VOLTADOS À DISCUSSÃO DO ASSUNTO TÊM EXPLANADO IMPORTANTES PONDERAÇÕES, DENTRE ELAS A COMPROVAÇÃO DE QUE ESTA FASE INICIAL DA CARREIRA REVELA-SE COMO UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PORTANTO, É O CICLO NO QUAL COMUMENTE OS PROFESSORES PRINCIPIANTES SENTEM-SE ATRAÍDOS A PERMANECEREM NA PROFISSÃO OU DESISTIREM DELA. ASSIM, A CONTRIBUIÇÃO DESTE TRABALHO APONTA QUE OS ESTUDOS SINALIZAM A IMPORTÂNCIA DESTA FASE INICIAL DE INSERÇÃO DE DOCENTES NA CARREIRA, O QUE DEVE SER PRIORIZADO POR INSTITUIÇÕES FORMADORAS E POLÍTICAS PÚBLICAS.