VIOLÊNCIA ESCOLAR – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA ENTRE 2009 E 2019
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69699 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 3348 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA ENTRE 2009 E 2019" "resumo" => "A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR É TEMÁTICA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA ESTUDOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE ATINGEM O ORBE EDUCATIVO NA ATUALIDADE. COMO CONDIÇÃO POTENCIALIZADORA DESTA TIPOLOGIA DE VIOLÊNCIA, ENCONTRA-SE O BULLYING- ATO DE VIOLÊNCIA DE MODO INTENCIONAL, REITERADO E COM DESIGUALDADE DE PODER. DIANTE DESTE CENÁRIO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: ANALISAR AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS QUE TRATAM SOBRE A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR E O BULLYING NO LAPSO TEMPORAL ENTRE 2009 – 2019 NOS INDEXADORES DAS BASES DIGITAS: PEPSIC E SCILEO. ORG, PARA TANTO, FOI UTILIZADA COMO METODOLOGIA A REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUANTITATIVA REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2019. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, 19 PESQUISAS FORAM SELECIONADAS PARA ESSE ESTUDO. COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTIGOS É POSSÍVEL INFERIR QUE NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2009 E 2019, OS TRABALHOS SE ATENTARAM PARA A INVESTIGAÇÃO FACTUAL, ENTRETANTO, COM POUCAS PESQUISAS QUE UTILIZEM, EM ASSOCIAÇÃO, O CARÁTER DE INTERVENÇÃO. OS TRABALHOS MAIS ATUAIS SOBRE A TEMÁTICA REVELAM A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E FATORES ASSOCIADOS A VULNERABILIDADE SOCIAL, NO ENTANTO, OS ESTUDOS MAPEADOS DEMOSTRARAM QUE NÍVEL SOCIOECONÔMICO NÃO É FATOR DETERMINANTE PARA O COMPORTAMENTO DO AGRESSOR. POR FIM, REFORÇAM DE MANEIRA REITERADA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTINUIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ENQUANTO UM PROBLEMA MULTIFATORIAL QUE COMPROMETE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES, AS SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS E, EM ÚLTIMA ESTÂNCIA, SE TORNA UM PROBLEMA COM GRANDE AGRAVAMENTO POR FRAGILIZAR A SAÚDE EMOCIONAL DOS ALUNOS QUE SÃO VÍTIMAS CONTUMAZES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, REVISÃO SISTEMÁTICA, VIOLÊNCIA ESCOLAR., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID3348_21062020191019.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA MARTA FELIX ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA FELIX" "autor_email" => "kika_araujo_@hotmail.com" "autor_ies" => "ALPHA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69699 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 3348 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA ENTRE 2009 E 2019" "resumo" => "A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR É TEMÁTICA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA ESTUDOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE ATINGEM O ORBE EDUCATIVO NA ATUALIDADE. COMO CONDIÇÃO POTENCIALIZADORA DESTA TIPOLOGIA DE VIOLÊNCIA, ENCONTRA-SE O BULLYING- ATO DE VIOLÊNCIA DE MODO INTENCIONAL, REITERADO E COM DESIGUALDADE DE PODER. DIANTE DESTE CENÁRIO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: ANALISAR AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS QUE TRATAM SOBRE A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR E O BULLYING NO LAPSO TEMPORAL ENTRE 2009 – 2019 NOS INDEXADORES DAS BASES DIGITAS: PEPSIC E SCILEO. ORG, PARA TANTO, FOI UTILIZADA COMO METODOLOGIA A REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUANTITATIVA REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2019. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, 19 PESQUISAS FORAM SELECIONADAS PARA ESSE ESTUDO. COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTIGOS É POSSÍVEL INFERIR QUE NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2009 E 2019, OS TRABALHOS SE ATENTARAM PARA A INVESTIGAÇÃO FACTUAL, ENTRETANTO, COM POUCAS PESQUISAS QUE UTILIZEM, EM ASSOCIAÇÃO, O CARÁTER DE INTERVENÇÃO. OS TRABALHOS MAIS ATUAIS SOBRE A TEMÁTICA REVELAM A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E FATORES ASSOCIADOS A VULNERABILIDADE SOCIAL, NO ENTANTO, OS ESTUDOS MAPEADOS DEMOSTRARAM QUE NÍVEL SOCIOECONÔMICO NÃO É FATOR DETERMINANTE PARA O COMPORTAMENTO DO AGRESSOR. POR FIM, REFORÇAM DE MANEIRA REITERADA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTINUIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ENQUANTO UM PROBLEMA MULTIFATORIAL QUE COMPROMETE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES, AS SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS E, EM ÚLTIMA ESTÂNCIA, SE TORNA UM PROBLEMA COM GRANDE AGRAVAMENTO POR FRAGILIZAR A SAÚDE EMOCIONAL DOS ALUNOS QUE SÃO VÍTIMAS CONTUMAZES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, REVISÃO SISTEMÁTICA, VIOLÊNCIA ESCOLAR., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID3348_21062020191019.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA MARTA FELIX ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA FELIX" "autor_email" => "kika_araujo_@hotmail.com" "autor_ies" => "ALPHA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }