A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR É TEMÁTICA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA ESTUDOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE ATINGEM O ORBE EDUCATIVO NA ATUALIDADE. COMO CONDIÇÃO POTENCIALIZADORA DESTA TIPOLOGIA DE VIOLÊNCIA, ENCONTRA-SE O BULLYING- ATO DE VIOLÊNCIA DE MODO INTENCIONAL, REITERADO E COM DESIGUALDADE DE PODER. DIANTE DESTE CENÁRIO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: ANALISAR AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS QUE TRATAM SOBRE A VIOLÊNCIA INTRAESCOLAR E O BULLYING NO LAPSO TEMPORAL ENTRE 2009 – 2019 NOS INDEXADORES DAS BASES DIGITAS: PEPSIC E SCILEO. ORG, PARA TANTO, FOI UTILIZADA COMO METODOLOGIA A REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUANTITATIVA REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2019. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, 19 PESQUISAS FORAM SELECIONADAS PARA ESSE ESTUDO. COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTIGOS É POSSÍVEL INFERIR QUE NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2009 E 2019, OS TRABALHOS SE ATENTARAM PARA A INVESTIGAÇÃO FACTUAL, ENTRETANTO, COM POUCAS PESQUISAS QUE UTILIZEM, EM ASSOCIAÇÃO, O CARÁTER DE INTERVENÇÃO. OS TRABALHOS MAIS ATUAIS SOBRE A TEMÁTICA REVELAM A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E FATORES ASSOCIADOS A VULNERABILIDADE SOCIAL, NO ENTANTO, OS ESTUDOS MAPEADOS DEMOSTRARAM QUE NÍVEL SOCIOECONÔMICO NÃO É FATOR DETERMINANTE PARA O COMPORTAMENTO DO AGRESSOR. POR FIM, REFORÇAM DE MANEIRA REITERADA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTINUIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ENQUANTO UM PROBLEMA MULTIFATORIAL QUE COMPROMETE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES, AS SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS E, EM ÚLTIMA ESTÂNCIA, SE TORNA UM PROBLEMA COM GRANDE AGRAVAMENTO POR FRAGILIZAR A SAÚDE EMOCIONAL DOS ALUNOS QUE SÃO VÍTIMAS CONTUMAZES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR.