Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO, FÍSICA, JOGOS, TECNOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69589
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1362
    "inscrito_id" => 3797
    "titulo" => "TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICA, JOGOS, TECNOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3797_01092020160913.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ"
    "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69589
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1362
    "inscrito_id" => 3797
    "titulo" => "TECNOLÓGIAS: ALTERNATIVAS INOVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICA, JOGOS, TECNOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3797_01092020160913.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ"
    "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • BREMNER VICENTE FONSECA

    Artigo maravilhoso, muito enrriquecedor, parabéns aos autores.

    17/11/2020 23:03:20

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.