ESTA PESQUISA BASEOU-SE NA IMPRESCINDIBILIDADE DE UMA NORMALIZAÇÃO QUE INCENTIVASSE O EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, FACILITANDO SEU CONSEGUIMENTO, AMBICIONANDO ATUAIS COMPREENSÕES NA DISCIPLINA DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE EM AGREGAÇÃO AO CONTEÚDO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA FOI VIVENCIADA POR EDUCANDOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO COM QUE O ALUNO BUSQUE O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO COMPLEMENTO DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIADO POR PRÁTICAS DE ESTRUTURAS EXTERNAS AO SUJEITO (MEDIAÇÃO). AO INTERPELAR SOBRE O ENSINO POR MEDIAÇÃO ATRAVÉS DA USABILIDADE DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA APUROU-SE SUBSEQUENTEMENTE A PROBLEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO JAPEA FAVORECERÁ O ENSINO COM APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E EQUAÇÕES DE FÍSICA? BUSCOU-SE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUALITATIVAS E PARTICIPANTES, COM PROPÓSITO DE RESPONDER A PROBLEMÁTICA CENTRAL DESTA PESQUISA. A POPULAÇÃO ENVOLVIDA FORAM 15 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA (RR). COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS, NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES FEITAS, CONSIDERAMOS, DE MODO GERAL, QUE OS EDUCANDOS ATENDERAM INDUBITAVELMENTE A PROPOSTA DA PESQUISA QUE FOI A DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA AGREGAÇÃO DO NOVO JAPEA (JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM), BEM COMO, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DA USABILIDADE DESTE MODELO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA, CORROBORANDO NO INCREMENTO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES.