OS/AS LICENCIANDOS/AS PRECISAM DE HABILIDADES E COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS PARA AUXILIAR A ORGANIZAR A SUA FUTURA PR?TICA PEDAG?GICA. UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS PARA ISSO ? APRENDER A AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS/AS ALUNOS/AS. PARTINDO DESSA NECESSIDADE, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSS?O SOBRE A RELA??O ENTRE DID?TICA E AVALIA??O E COMO N?S, PROFESSORES/AS DE PROFESSORES/AS, PODEMOS CONTRIBUIR PARA ENSINAR PR?TICAS AVALIATIVAS MAIS DEMOCR?TICAS, DIVERSAS, RESPONS?VEIS E, SOBRETUDO, FORMATIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO UTILIZADO EST? BASEADO NA PERSPECTIVA DA DID?TICA COMO TEORIA DA FORMA??O NUMA CONCEP??O CR?TICA E REFLEXIVA, E NA DEFESA DA AVALIA??O FORMATIVA E MEDIADORA. A EXPERI?NCIA APRESENTADA OCORREU NUMA TURMA HETEROG?NEA DE LICENCIATURA (V?RIOS CURSOS) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, CAMPUS I, NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, E OBJETIVOU ANALISAR O USO DO INSTRUMENTO PORTF?LIO COMO POSSIBILIDADE DE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. POR MEIO DESSE INSTRUMENTO OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM AS SUAS APRENDIZAGENS AVALIADAS E ORIENTADAS. AL?M DISSO, APRENDERAM A UTILIZAR T?CNICAS E ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA COMPOR O SEU REPERT?RIO PROFISSIONAL.