O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO
ROBÉRIA GONCALVES DOS SANTOS
JANILDA FERREIRA DA SILVA
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA AQUINO
JULIANA SOARES VANDERLEY
ORIENTADORA: ROSILENE FELIX MAMEDES
RESUMO
A DISTÂNCIA VEM SE DIFUNDINDO, PRINCIPALMENTE, NO ATUAL CENÁRIO QUE NOS ENCONTRAMOS, O DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19, TAMBÉM CONHECIDA POR CORONA VÍRUS, SE VIU OBRIGADO A REVER SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PASSANDO A VER O USO DOS JOGOS VIRTUAIS COMO UMA FERRAMENTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DO APRENDER E ENSINAR. O USO DA TECNOLOGIA VEM PROPORCIONAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E CRIANÇAS EM MEIO AOS TRANSTORNOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE SITES EDUCATIVOS ADQUIRIU UM PÚBLICO CONSIDERÁVEL EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL. DEVIDO À NECESSIDADE DO APRENDIZADO DE FORMA INDIVIDUALIZADA E SOMADO AOS BENEFÍCIOS QUE OS JOGOS TRAZEM CONSIGO: INSPIRAÇÃO, ENCORAJAMENTO, ENTRE OUTROS FATORES QUE COLABORAM COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELA INTERAÇÃO, UMA VEZ QUE OS JOGOS EDUCATIVOS CONFIRMAM UMA RELAÇÃO ESTREITA COM CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E INTERATIVAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO FOI BASEADA NAS IDEIAS VYGOTSKY, PIAGET, KISHIMOTO DENTRE OUTROS. UTILIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI FEITA UMA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA DOCENTE COM OS JOGOS VIRTUAIS E AS CRIANÇAS. A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE POR EVIDENCIAR QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS REALMENTE COLABORAM PARA A CAPACIDADE DE COMPREENDER E RESOLVER NOVOS PROBLEMAS E NOVAS SITUAÇÕES, TORNANDO-SE UMA FERRAMENTA QUE CONSOLIDA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO.