O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69055 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2626 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO" "resumo" => """ O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO\r\n \r\n ROBÉRIA GONCALVES DOS SANTOS \r\n JANILDA FERREIRA DA SILVA \r\n MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA AQUINO \r\n JULIANA SOARES VANDERLEY \r\n ORIENTADORA: ROSILENE FELIX MAMEDES \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n A DISTÂNCIA VEM SE DIFUNDINDO, PRINCIPALMENTE, NO ATUAL CENÁRIO QUE NOS ENCONTRAMOS, O DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19, TAMBÉM CONHECIDA POR CORONA VÍRUS, SE VIU OBRIGADO A REVER SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PASSANDO A VER O USO DOS JOGOS VIRTUAIS COMO UMA FERRAMENTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DO APRENDER E ENSINAR. O USO DA TECNOLOGIA VEM PROPORCIONAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E CRIANÇAS EM MEIO AOS TRANSTORNOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE SITES EDUCATIVOS ADQUIRIU UM PÚBLICO CONSIDERÁVEL EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL. DEVIDO À NECESSIDADE DO APRENDIZADO DE FORMA INDIVIDUALIZADA E SOMADO AOS BENEFÍCIOS QUE OS JOGOS TRAZEM CONSIGO: INSPIRAÇÃO, ENCORAJAMENTO, ENTRE OUTROS FATORES QUE COLABORAM COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELA INTERAÇÃO, UMA VEZ QUE OS JOGOS EDUCATIVOS CONFIRMAM UMA RELAÇÃO ESTREITA COM CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E INTERATIVAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO FOI BASEADA NAS IDEIAS VYGOTSKY, PIAGET, KISHIMOTO DENTRE OUTROS. UTILIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI FEITA UMA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA DOCENTE COM OS JOGOS VIRTUAIS E AS CRIANÇAS. A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE POR EVIDENCIAR QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS REALMENTE COLABORAM PARA A CAPACIDADE DE COMPREENDER E RESOLVER NOVOS PROBLEMAS E NOVAS SITUAÇÕES, TORNANDO-SE UMA FERRAMENTA QUE CONSOLIDA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "JOGOS, CRIANÇA, APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6239_01102020200858.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIA GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIA GONÇALVES" "autor_email" => "roberia_19@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALFA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69055 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2626 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO" "resumo" => """ O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS DO APRENDIZADO\r\n \r\n ROBÉRIA GONCALVES DOS SANTOS \r\n JANILDA FERREIRA DA SILVA \r\n MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA AQUINO \r\n JULIANA SOARES VANDERLEY \r\n ORIENTADORA: ROSILENE FELIX MAMEDES \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n A DISTÂNCIA VEM SE DIFUNDINDO, PRINCIPALMENTE, NO ATUAL CENÁRIO QUE NOS ENCONTRAMOS, O DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19, TAMBÉM CONHECIDA POR CORONA VÍRUS, SE VIU OBRIGADO A REVER SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PASSANDO A VER O USO DOS JOGOS VIRTUAIS COMO UMA FERRAMENTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DO APRENDER E ENSINAR. O USO DA TECNOLOGIA VEM PROPORCIONAR A MEDIAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E CRIANÇAS EM MEIO AOS TRANSTORNOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE SITES EDUCATIVOS ADQUIRIU UM PÚBLICO CONSIDERÁVEL EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL. DEVIDO À NECESSIDADE DO APRENDIZADO DE FORMA INDIVIDUALIZADA E SOMADO AOS BENEFÍCIOS QUE OS JOGOS TRAZEM CONSIGO: INSPIRAÇÃO, ENCORAJAMENTO, ENTRE OUTROS FATORES QUE COLABORAM COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELA INTERAÇÃO, UMA VEZ QUE OS JOGOS EDUCATIVOS CONFIRMAM UMA RELAÇÃO ESTREITA COM CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE FERRAMENTAS LÚDICAS E INTERATIVAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO FOI BASEADA NAS IDEIAS VYGOTSKY, PIAGET, KISHIMOTO DENTRE OUTROS. UTILIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI FEITA UMA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA DOCENTE COM OS JOGOS VIRTUAIS E AS CRIANÇAS. A PESQUISA TORNA-SE RELEVANTE POR EVIDENCIAR QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS REALMENTE COLABORAM PARA A CAPACIDADE DE COMPREENDER E RESOLVER NOVOS PROBLEMAS E NOVAS SITUAÇÕES, TORNANDO-SE UMA FERRAMENTA QUE CONSOLIDA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "JOGOS, CRIANÇA, APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6239_01102020200858.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIA GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIA GONÇALVES" "autor_email" => "roberia_19@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ALFA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }