A TEORIA QUEER, FUNDAMENTADA EM ESTUDOS E QUESTIONAMENTO TEÓRICOS, A PARTIR DA DÉCADA DE 1980,
TROUXE PARA O CONTEXTO SOCIAL, A IDEIA DE CONFRONTO AO QUE FOI IMPOSTO COMO NORMATIVO E ACEITO
PELA SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO, EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS, TAMBÉM PASSOU A SER ANALISADA SOB O
CONTEXTO QUEER, TRAZENDO UM OLHAR SUBVERSIVO AOS TRADICIONAIS MODELOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO,
APRENDIZAGEM E CONVÍVIO SOCIAL. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL TRAZER REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA
QUEER NA EDUCAÇÃO, EVIDENCIANDO, ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A SUA NATUREZA
QUESTIONADORA E DESCONSTRUTIVA. COMO RESULTADOS, OBTEVE-SE QUE A TEORIA QUEER TRAZ À LUZ DA
DISCUSSÃO, A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR CURRÍCULOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, E DEBATES QUE INCLUAM
E RESPEITEM A DIVERSIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES, SUPERANDO AS ENRAIZADAS CONCEPÇÕES SOCIAIS E
EXCLUDENTES IMPOSTAS PELOS MODELOS NORMATIVOS.