NO PANORAMA ATUAL DE ENSINO É CONSTANTE A BUSCA POR METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA ENVOLVE A COMPLEXIDADE DE MUITOS CONCEITOS E NOMENCLATURAS. NESSA PERSPECTIVA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SE CONSTITUEM COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO PASSO QUE PROMOVE A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO. AS AULA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NÃO SE RESTRINGEM APENAS AO USO DE LABORATÓRIOS MAS TAMBÉM PODEM SER INSERIDAS EM SALA DE AULA, NESSE CONTEXTO O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS QUESTÕES APLICADO A QUATRO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DAS CIDADES DE MACAU E PENDÊNCIAS. TENDO COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE EMBORA OS PROFESSORES TENTEM TORNAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA, AINDA HÁ MUITOS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA, FALTA DE LABORATÓRIOS, TURMAS NUMEROSAS DE ALUNOS ALÉM DE POUCOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE SÃO DISPONIBILIZADOS DENTRE ELES O QUADRO BRANCO E O LIVRO DIDÁTICO QUE É O PRINCIPAL RECUSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES.