Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS: COMO ESSA METODOLOGIA É UTLIZADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68082
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 4187
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS: COMO ESSA METODOLOGIA É UTLIZADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "NO PANORAMA ATUAL DE ENSINO É CONSTANTE A BUSCA POR METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA ENVOLVE A COMPLEXIDADE DE MUITOS CONCEITOS E NOMENCLATURAS. NESSA PERSPECTIVA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SE CONSTITUEM COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO PASSO QUE PROMOVE A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO  ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO. AS AULA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NÃO SE RESTRINGEM APENAS AO USO DE LABORATÓRIOS MAS TAMBÉM PODEM SER INSERIDAS EM SALA DE AULA, NESSE CONTEXTO O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS QUESTÕES  APLICADO A QUATRO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DAS CIDADES DE MACAU E PENDÊNCIAS. TENDO COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE EMBORA OS PROFESSORES TENTEM TORNAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA, AINDA HÁ MUITOS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA, FALTA DE LABORATÓRIOS, TURMAS NUMEROSAS DE ALUNOS ALÉM DE POUCOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE SÃO DISPONIBILIZADOS DENTRE ELES O QUADRO BRANCO E O LIVRO DIDÁTICO  QUE É O PRINCIPAL RECUSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4187_04082020094850.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68082
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 4187
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS: COMO ESSA METODOLOGIA É UTLIZADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "NO PANORAMA ATUAL DE ENSINO É CONSTANTE A BUSCA POR METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA ENVOLVE A COMPLEXIDADE DE MUITOS CONCEITOS E NOMENCLATURAS. NESSA PERSPECTIVA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SE CONSTITUEM COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO PASSO QUE PROMOVE A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO  ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO. AS AULA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NÃO SE RESTRINGEM APENAS AO USO DE LABORATÓRIOS MAS TAMBÉM PODEM SER INSERIDAS EM SALA DE AULA, NESSE CONTEXTO O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS QUESTÕES  APLICADO A QUATRO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DAS CIDADES DE MACAU E PENDÊNCIAS. TENDO COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE EMBORA OS PROFESSORES TENTEM TORNAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA, AINDA HÁ MUITOS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA, FALTA DE LABORATÓRIOS, TURMAS NUMEROSAS DE ALUNOS ALÉM DE POUCOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE SÃO DISPONIBILIZADOS DENTRE ELES O QUADRO BRANCO E O LIVRO DIDÁTICO  QUE É O PRINCIPAL RECUSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4187_04082020094850.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => "5f0c628fd8bd0_13072020_103303.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO PANORAMA ATUAL DE ENSINO É CONSTANTE A BUSCA POR METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS TENDO EM VISTA QUE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA ENVOLVE A COMPLEXIDADE DE MUITOS CONCEITOS E NOMENCLATURAS. NESSA PERSPECTIVA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SE CONSTITUEM COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AO PASSO QUE PROMOVE A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO. AS AULA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NÃO SE RESTRINGEM APENAS AO USO DE LABORATÓRIOS MAS TAMBÉM PODEM SER INSERIDAS EM SALA DE AULA, NESSE CONTEXTO O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS QUESTÕES APLICADO A QUATRO PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DAS CIDADES DE MACAU E PENDÊNCIAS. TENDO COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE EMBORA OS PROFESSORES TENTEM TORNAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA, AINDA HÁ MUITOS DESAFIOS ENFRENTADOS COMO A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA, FALTA DE LABORATÓRIOS, TURMAS NUMEROSAS DE ALUNOS ALÉM DE POUCOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE SÃO DISPONIBILIZADOS DENTRE ELES O QUADRO BRANCO E O LIVRO DIDÁTICO QUE É O PRINCIPAL RECUSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.