Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MISSÃO VELHA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INTEGRAL, VALORES HUMANOS, FORMAÇÃO DO CARÁTER, EDUCAÇÃO INFANTIL., Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69694
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2479
    "inscrito_id" => 2250
    "titulo" => "VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MISSÃO VELHA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA ACERCA DE COMO A VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, PARA TANTO, BUSCAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO DE LEI MUNICIPAL: 397/2017 DENOMINADO: FORMAÇÃO DO CARÁTER NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VALORES HUMANOS QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA/CE. A PESQUISA CONTOU COM O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TAMBÉM IDEIAS E PRESSUPOSTOS DE TEÓRICOS E DO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO. PARA TANTO, DURANTE OS MESES DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019, 25 CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MISSÃO VELHA – CE, FORAM VISITADAS, ENGLOBANDO O ACOMPANHAMENTO DE 143 PROFESSORES E 1.576 CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS, ALÉM DA ENTREVISTA COM ALGUNS PAIS OU RESPONSÁVEIS.  OBSERVOU-SE QUE COM AS AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VALORES HUMANOS (AMOR, PAZ, VERDADE, AÇÃO CORRETA E NÃO VIOLÊNCIA), OS CONFLITOS NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DIMINUÍRAM, A CONCENTRAÇÃO E O RENDIMENTO NAS ATIVIDADES AUMENTARAM E COM ISSO FOI POSSÍVEL UM MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO ESCOLAR. OS EDUCADORES PASSARAM A SENTIR-SE MOTIVADOS E ESTIMULADOS AO ADQUIRIREM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE E OS GESTORES MAIS ARTICULADOS COM OS DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CRIANDO LAÇOS SÓLIDOS DE PARCERIA E UM ESPAÇO ACOLHEDOR. ISSO TUDO, IMPACTOU POSITIVAMENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE. DEPREENDE-SE ENTÃO QUE ESSA PROPOSTA ADOTADA, POSSIBILITOU EXERCER UM DIÁLOGO ENTRE PRÁTICA E TEORIA E CONCLUI-SE O QUANTO É URGENTE E IMPORTANTE A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, CONCOMITANTEMENTE, A POSSIBILIDADE DE ASSIM O FAZER INCLUINDO DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES VIVÊNCIAS EM VALORES HUMANOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, VALORES HUMANOS, FORMAÇÃO DO CARÁTER, EDUCAÇÃO INFANTIL., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID2250_01102020140900.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA GERLÂNIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA GERLÂNIA"
    "autor_email" => "kgerlania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69694
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2479
    "inscrito_id" => 2250
    "titulo" => "VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MISSÃO VELHA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA ACERCA DE COMO A VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, PARA TANTO, BUSCAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO DE LEI MUNICIPAL: 397/2017 DENOMINADO: FORMAÇÃO DO CARÁTER NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VALORES HUMANOS QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA/CE. A PESQUISA CONTOU COM O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TAMBÉM IDEIAS E PRESSUPOSTOS DE TEÓRICOS E DO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO. PARA TANTO, DURANTE OS MESES DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019, 25 CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MISSÃO VELHA – CE, FORAM VISITADAS, ENGLOBANDO O ACOMPANHAMENTO DE 143 PROFESSORES E 1.576 CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS, ALÉM DA ENTREVISTA COM ALGUNS PAIS OU RESPONSÁVEIS.  OBSERVOU-SE QUE COM AS AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VALORES HUMANOS (AMOR, PAZ, VERDADE, AÇÃO CORRETA E NÃO VIOLÊNCIA), OS CONFLITOS NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DIMINUÍRAM, A CONCENTRAÇÃO E O RENDIMENTO NAS ATIVIDADES AUMENTARAM E COM ISSO FOI POSSÍVEL UM MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO ESCOLAR. OS EDUCADORES PASSARAM A SENTIR-SE MOTIVADOS E ESTIMULADOS AO ADQUIRIREM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE E OS GESTORES MAIS ARTICULADOS COM OS DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CRIANDO LAÇOS SÓLIDOS DE PARCERIA E UM ESPAÇO ACOLHEDOR. ISSO TUDO, IMPACTOU POSITIVAMENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE. DEPREENDE-SE ENTÃO QUE ESSA PROPOSTA ADOTADA, POSSIBILITOU EXERCER UM DIÁLOGO ENTRE PRÁTICA E TEORIA E CONCLUI-SE O QUANTO É URGENTE E IMPORTANTE A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, CONCOMITANTEMENTE, A POSSIBILIDADE DE ASSIM O FAZER INCLUINDO DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES VIVÊNCIAS EM VALORES HUMANOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, VALORES HUMANOS, FORMAÇÃO DO CARÁTER, EDUCAÇÃO INFANTIL., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID2250_01102020140900.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA GERLÂNIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA GERLÂNIA"
    "autor_email" => "kgerlania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NESTE TRABALHO PROPOMOS APRESENTAR RESULTADOS E ANÁLISES A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA ACERCA DE COMO A VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, PARA TANTO, BUSCAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO DE LEI MUNICIPAL: 397/2017 DENOMINADO: FORMAÇÃO DO CARÁTER NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VALORES HUMANOS QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA/CE. A PESQUISA CONTOU COM O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TAMBÉM IDEIAS E PRESSUPOSTOS DE TEÓRICOS E DO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO. PARA TANTO, DURANTE OS MESES DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019, 25 CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MISSÃO VELHA – CE, FORAM VISITADAS, ENGLOBANDO O ACOMPANHAMENTO DE 143 PROFESSORES E 1.576 CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS, ALÉM DA ENTREVISTA COM ALGUNS PAIS OU RESPONSÁVEIS. OBSERVOU-SE QUE COM AS AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VALORES HUMANOS (AMOR, PAZ, VERDADE, AÇÃO CORRETA E NÃO VIOLÊNCIA), OS CONFLITOS NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DIMINUÍRAM, A CONCENTRAÇÃO E O RENDIMENTO NAS ATIVIDADES AUMENTARAM E COM ISSO FOI POSSÍVEL UM MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO ESCOLAR. OS EDUCADORES PASSARAM A SENTIR-SE MOTIVADOS E ESTIMULADOS AO ADQUIRIREM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE E OS GESTORES MAIS ARTICULADOS COM OS DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CRIANDO LAÇOS SÓLIDOS DE PARCERIA E UM ESPAÇO ACOLHEDOR. ISSO TUDO, IMPACTOU POSITIVAMENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE. DEPREENDE-SE ENTÃO QUE ESSA PROPOSTA ADOTADA, POSSIBILITOU EXERCER UM DIÁLOGO ENTRE PRÁTICA E TEORIA E CONCLUI-SE O QUANTO É URGENTE E IMPORTANTE A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, CONCOMITANTEMENTE, A POSSIBILIDADE DE ASSIM O FAZER INCLUINDO DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES VIVÊNCIAS EM VALORES HUMANOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.