ESSE ARTIGO ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR, COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), ELENCANDO BENEFÍCIOS E LIMITES DESSA FERRAMENTA NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR. A ABORDAGEM DIRECIONA-SE A UMA ESCOLA “X” DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS, A DELIMITAÇÃO TEMPORAL REFERE-SE AOS ANOS: 2016 - 2018. O OBJETIVO CENTRAL INTENCIONA DEMONSTRAR QUE O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR É UMA IMPORTANTE ETAPA DA FICAI, QUE PODE CONTRIBUIR COM A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA, CONSIDERANDO A FACILIDADE DE MANUSEIO DESSE INSTRUMENTO E O GRANDE POTENCIAL DE RESULTADOS POSITIVOS QUE ELE PODE APRESENTAR PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR, SEM ESQUECER SUAS LIMITAÇÕES. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL DE LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES À FICHA FICAI. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE A FICHA FICAI ABRANGE FATORES SOCIAIS, SENDO UM MECANISMO SIMPLES, DE FÁCIL MANUSEIO QUE AGILIZA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, VISANDO ALCANÇAR RESULTADOS MELHORES. CONCLUI-SE QUE ESSE INSTRUMENTO DE COMBATE À INFREQUÊNCIA ESCOLAR ENFRENTA BARREIRAS EM SUA APLICAÇÃO PRÁTICA, REFERENTE À UTILIZAÇÃO CORRETA EM FAVOR DO EDUCANDO, POIS, SEU MAU USO ACARRETA PERDA DE DIREITOS CONQUISTADOS. CONTUDO, O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA NA FICAI É EFICAZ E NECESSÁRIO NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR, POIS, A IMPORTÂNCIA DESSE PROCESSO SÓ É PERCEPTÍVEL QUANDO AS ETAPAS SÃO EXECUTADAS COTIDIANAMENTE DE FORMA RESPONSÁVEL. APÓS ANÁLISE DOS DADOS, VÁRIAS QUESTÕES FORAM ELUCIDADAS ALCANÇANDO OS OBJETIVOS PRENUNCIADOS.