OS EFEITOS NA EDUCAÇÃO MEDIANTE O NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) E A PANDEMIA DO CORONAVIRUS DISEASE 2019 (COVID-19), TROUXE DESAFIOS DECORRENTE A RUPTURA PROGRAMADA DE ATENDIMENTO, SENDO NECESSÁRIO, IDENTIFICAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DISPONÍVEIS NO PERÍODO DE PANDEMIA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ARATUBA – CE, SUBORDINADA ADMINISTRATIVAMENTE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ, ESCOLA QUE TEM ATENDIMENTO EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DA PESQUISA TODOS OS 35 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NAS TURMAS TRÊS TURMAS DO ENSINO MÉDIO. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA COM O SUPORTE DO SOFTWARE IRAMUTEQ. OBSERVOU-SE QUE AS LIMITAÇÕES COMO ACESSAR A FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA CONTRIBUEM PARA A EXISTÊNCIA DE EXTREMOS ENTRE OS PESQUISADOS, POR UM LADO, UM PÚBLICO COM ACESSO A EQUIPAMENTOS, REDE E ESTRUTURA MÍNIMA PARA TER ACESSO REMOTO AOS CONTEÚDOS DISPONIBILIZADOS E POR OUTRO, ALUNOS QUE SOFREM EM DECORRÊNCIA DOS EFEITOS E EMERGÊNCIA POR UM NOVO MODELO DE ATENDIMENTO ATÉ ENTÃO DISTANTE DA REALIDADE DOS ALUNOS