A AÇÃO COGNITIVA PODE SER FACILITADA PELA DIMENSÃO AFETIVA, POIS O AFETO INFLUENCIA POSITIVAMENTE A VELOCIDADE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. EM AMBIENTE FAVORÁVEL AS PESSOAS SE SENTEM MAIS SEGURAS E APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA CONTANDO COM ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA DIRECIONADA A DOIS ACADÊMICOS DE LETRAS VERNÁCULAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA, COM O OBJETIVO DE CONHECER A OPINIÃO DISCENTE ACERCA DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM OS PROFESSORES, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DIRECIONADA À AFETIVIDADE E À APROXIMAÇÃO COM OS PROFESSORES, TENDO AÇÃO PRIMORDIAL NA COMPREENSÃO DAS DISCIPLINAS, NO DESENVOLVIMENTO GERAL DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. PELO EXPOSTO, PODEMOS AFIRMAR QUE OS ACADÊMICOS ESPERAM ENCONTRAR NO DOCENTE ATENÇÃO, SENSIBILIDADE E UMA INTERAÇÃO COM PROXIMIDADE, QUE O PROFESSOR CONSIDERE SUAS LIMITAÇÕES, QUESTÕES PSICOLÓGICAS E EMOCIONAIS, AO TEMPO EM QUE RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO ESTABELECIMENTO DE LIMITES NA RELAÇÃO, DIFERENCIANDO AUTORIDADE DE AUTORITARISMO.