BUSCOU-SE REFLETIR SOBRE OS PRINC?PIOS EDUCACIONAIS QUE EMBASAM UMA GEST?O ESCOLAR CONSOLIDADA EM RELA??ES DEMOCR?TICAS, A PARTIR DA VIS?O DE DOIS GESTORES DE INSTITUI??ES P?BLICAS DO MUNIC?PIO DE CRATE?S, SOBRE PARTICIPA??O E GEST?O DEMOCR?TICA, SOBRETUDO AVALIANDO SE AMBOS FAZEM USO DESSAS PR?TICAS, VISTO QUE A ADO??O DESSES PRINC?PIOS ? IMPRESCIND?VEL PARA QUE PREVALE?AM A??ES QUE ESTIMULEM O GESTOR, PROFESSOR E A COMUNIDADE, A AGIREM CORRETAMENTE NAS TOMADAS DE DECIS?ES. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAR?TER QUALITATIVO, COM ATORES QUE LIDAM COM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS DE DUAS ESCOLAS P?BLICAS, NO INTUITO DE IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE UMA GEST?O DEMOCR?TICA, PARTICIPATIVA EXISTENTE OU PARCIALMENTE EXISTENTE, E SE RECONHECEM, OU N?O, SUA RELEV?NCIA, UMA VEZ QUE TRABALHAM NA MESMA INSTITUI??O. A PARTIR DA AN?LISE DOS DADOS, CONCLUIU-SE QUE A ESCOLA ?A? TEM A??ES QUE SINALIZAM SER UMA GEST?O DEMOCR?TICA, POR?M, AINDA H? DIFICULDADES NA IMPLANTA??O DESSE MODELO.