ESSE ARTIGO TEM O INTUITO DE ATRIBUIR VALOR AO PROPÓSITO DO USO DA LITERATURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O OBJETIVO PRINCIPAL É O LEVANTAMENTO DE QUESTÕES A RESPEITO DA INCLUSÃO DE CONTOS AFRICANOS NOS MATERIAIS DE LEITURA. COMO POR EXEMPLO, O PORQUÊ DO BAIXO ACESSO DESSAS OBRAS E A NÃO DIVULGAÇÃO DE AUTORES NEGROS NO ÂMBITO ESCOLAR. A CONSTRUÇÃO DE CRITICAS AO NÃO INCENTIVO DOS DIRETORES E RESPONSÁVEIS PELA COORDENAÇÃO, DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES NA APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DE DIFERENTES CULTURAS. A SOLIDÃO DO PROFESSOR (A) QUE QUER LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, BUSCANDO SOZINHO POR CONTEÚDOS DIDÁTICOS, ARCANDO COM OS CUSTOS DE MATERIAIS PRÓPRIOS E ETC. ALÉM DE ENFRENTAR O PRECONCEITO DOS COLEGAS DE TRABALHO E PAIS DE ALUNOS PELO NÃO RESPALDO E CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO DA LEI FEDERAL 10639/03 NAS ESCOLAS EM TODOS OS ANOS DE FORMAÇÃO. O ESTUDO TEM COMO METODOLOGIA ELENCAR A IMPORTÂNCIA DAS CRIANÇAS TEREM CONTATO COM CONTOS AFRICANOS ATRAVÉS DE ANALISES DE PENSAMENTOS DE AUTORES, EDUCADORES E TEÓRICOS COM DESTAQUE AOS NEGROS E SEUS ESFORÇOS PELA REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA AFRICANA DURANTE ANOS NOS QUAIS A EUGENIA DOMINOU AS PRATELEIRAS COM SUA ESCRITA E ACONTECIMENTOS QUE SOMENTE A ELES PERTENCIAM.