A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM SIGNIFICADOS SOBRE O AMBIENTE EM QUE ESTÃO INSERIDAS, SENSIBILIZANDO-AS PARA A OBSERVAÇÃO E PARA QUE SE SINTAM PARTE DESSE CONTEXTO E ENTENDAM QUE SUAS ATITUDES INTERFEREM NAS QUESTÕES AMBIENTAIS. A EXPERIÊNCIA OCORREU EM UMA TURMA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, BUSCOU-SE DESENVOLVER ESTRATÉGIAS AS QUAIS VISAVAM CONHECER AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA ORALIDADE, QUE SERVIRAM DE PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DE ENSINO COM A EXPERIMENTAÇÃO, VISANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA “A FORÇA DO AR NA PRESSÃO ATMOSFÉRICA”, POTENCIALIZANDO UMA APROXIMAÇÃO DA CRIANÇA E A CIÊNCIA COM INTUITO DE MOSTRAR A ELAS ALGUNS FENÔMENOS, NÃO PELO FATO DE DECORAR O SIGNIFICADO OU OS CONCEITOS, MAS POR ENTENDER DE FORMA SIMPLES E LÚDICA QUE CIÊNCIA É UMA LINGUAGEM USADA POR TODOS PARA COMPREENDER O MUNDO QUE NOS CERCAM CONTRIBUINDO PARA O BEM DA SOCIEDADE EM QUE ESTAMOS INSERIDA. ENTENDEMOS QUE A VIDA DOS PEQUENOS É CONSTRUÍDA PELAS EXPERIÊNCIAS QUE ELES VIVEM NA INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA SÃO MAIS DO QUE EXPERIMENTOS É BUSCA, CURIOSIDADE, MOVIMENTO E É POR MEIO DELAS QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE.