ESTE ESTUDO SE PROPÕE A ANALISAR OS PRINCIPAIS DISTRATORES ENCONTRADOS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÃO CONTENDO RECURSO DIDÁTICO ABORDANDO O ASSUNTO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES, OBSERVANDO SE O RECURSO FOI UTILIZADO PELOS ALUNOS E SE TRAZIA EFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO OU LEVAVA-O A UM EQUÍVOCO. DISTRATORES SÃO ITENS DE QUESTÕES OBJETIVAS QUE CONTÉM ERROS ONDE O ALUNO TENDE A ESCOLHER OU ENCONTRAR RESPOSTAS A PARTIR DE DISTRAÇÕES QUE APAREÇAM NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO. ELES POSSIBILITAM AO PROFESSOR APROXIMAR UMA AVALIAÇÃO SOMATIVA A UMA ETAPA FORMATIVA, ATRAVÉS DA JUSTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES CONDUZINDO A MAIOR CLAREZA QUANTO AO RACIOCÍNIO QUE LEVOU O ALUNO A ESCOLHER PELO ITEM. RECURSOS DIDÁTICOS, POR SUA VEZ, SERVEM PARA ALAVANCAR O APRENDIZADO MEDIANDO E FACILITANDO A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. OS RECURSOS DIDÁTICOS, DEPENDENDO DO MANEJO, PODEM VIR A SER DISTRATORES CONSIDERADO QUE SÃO UMA FERRAMENTA À MAIS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. NESTE ESTUDO, ELABOROU-SE UMA QUESTÃO POSTERIORMENTE APLICADA A 54 ALUNOS, DOS QUAIS 24 FORAM EXCLUÍDOS DO ESTUDO DEVIDO A ILEGITIMIDADE NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. COMO RESULTADOS, CLASSIFICARAM-SE OS 30 ALUNOS QUANTO A SUA ESCOLARIDADE, IDADE, EXISTÊNCIA DO CONHECIMENTO EM PROBABILIDADE, USO DO RECURSO E ÊXITO NA RESPOSTA. DENTRE ELES, OBSERVOU-SE QUE 47% ERAM DO NONO ANO DO ENSINO MÉDIO, TINHAM ENTRE 13 E 15 ANOS E EM APENAS 2 CASOS OBTEVE-SE A RESPOSTA CORRETA, CONCLUINDO-SE QUE A PRESENÇA DO RECURSO DIDÁTICO OU DESVIOS NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO CONDUZIRAM A ALTOS ÍNDICES DE EQUÍVOCOS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.