PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM,
ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE
FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE
O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS
DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO
DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS
ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES
E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE
CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR
ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS
DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS
DISCIPLINAS.