Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

Palavra-chaves: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69266
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2278
    "inscrito_id" => 7672
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO"
    "resumo" => """
      PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM,\r\n
      ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE\r\n
      FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE\r\n
      O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS\r\n
      DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO\r\n
      DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS\r\n
      ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES\r\n
      E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE\r\n
      CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR\r\n
      ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS\r\n
      DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS\r\n
      DISCIPLINAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7672_30092020152708.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE SERPA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SERPA"
    "autor_email" => "karinesfranco.edu@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69266
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2278
    "inscrito_id" => 7672
    "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL:BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO"
    "resumo" => """
      PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM,\r\n
      ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE\r\n
      FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE\r\n
      O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS\r\n
      DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO\r\n
      DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS\r\n
      ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES\r\n
      E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE\r\n
      CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR\r\n
      ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS\r\n
      DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS\r\n
      DISCIPLINAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7672_30092020152708.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE SERPA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SERPA"
    "autor_email" => "karinesfranco.edu@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

PENSAMENTO COMPUTACIONAL É UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DE FORMA A DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO, DE FORMA AUTÔNOMA, INTERDISCIPLINARMENTE. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O TEMA, FUNDAMENTANDO-SE EM LITERATURAS QUE ABORDAM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO DESCREVER BREVEMENTE ALGUMAS ESTRATÉGIAS JÁ EM USO PARA QUE O PC POSSA SER ENSINADO, BENEFICIANDO, ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES E A SOCIEDADE. CONCLUÍMOS QUE AO DESENVOLVER O PC O ALUNO PASSA A SER SUJEITO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO, DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA, POLIVALENTE, FLEXÍVEL E INOVADORA, E QUE ISSO PODE SE DAR ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DIVERSAS, SEJA PELO ENSINO DA ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, NARRATIVAS DIGITAIS, GAMES, COM ATIVIDADES SEM O USO DE TECNOLOGIAS, OU DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DAS DISCIPLINAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.