O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO ANO DE 2019 NA TURMA NA ECI FRANCISCO MARQUES DE MELO, DAMIÃO/PB PELOS ALUNOS DO 3º DO ENSINO MÉDIO. DIANTE DAS ESTATÍSTICAS APRESENTADAS AO LONGO DOS ANOS PELOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO, PRINCIPALMENTE NAS DISCIPLINAS DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA, APÓS ANÁLISES E ESTUDOS DAS MAIORES DIFICULDADES APRESENTADAS NAS RESPECTIVAS DISCIPLINAS, BUSCAMOS REALIZAR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE ASSOCIADO À SUSTENTABILIDADE COM FOCO NA PRÁXIS, RELACIONANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO AOS CONTEÚDOS CURRICULARES, APLICADO TEORIA A PRÁTICA, OU SEJA, DE MODO QUE OS ALUNOS BUSCASSEM SENTIDO NAQUILO QUE ESTUDAM, SENDO O SUJEITO DA SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, SENDO, POIS O PROFESSOR APENAS UM ELO. A EXECUÇÃO DO TRABALHO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR OPORTUNIZOU AOS ALUNOS UM ESTUDO BASEADO NA REALIDADE DOS MESMOS, TENDO EM VISTA QUE O TEMA GERADOR ESTAR SEMPRE EM EVIDENCIA, LEVANDO OS DISCENTES A DESENVOLVEREM SUAS HABILIDADES ATRAVÉS DA SUA PRÓPRIA REALIDADE, OU SEJA, SER CONSCIENTE DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS, TORNANDO OS MESMOS OS PRINCIPAIS SUJEITOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ONDE O VALOR DA TEORIA SE REVELA NO MOMENTO EM QUE ELA É TRANSFORMADA EM PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA O ALUNO É MUITO IMPORTANTE ESTUDAR E PERCEBER QUE AS TEORIAS SE JUSTIFICAM NA MEDIDA EM QUE SEU EFEITO SE FAÇA SENTIR NA CONDUÇÃO DO COTIDIANO EM SALA DE AULA E NA APLICABILIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.