O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS DISCUTIR SOBRE O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO; RETOMAR A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA AO LONGO DA SUA TRAJETÓRIA. O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS TANTO NA SUA ESTRUTURA QUANTO NA SUA IMPLEMENTAÇÃO DESDE 1939 ATÉ A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DE 2006. AS DIRETRIZES APESAR DE SEREM UM DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SÃO FLEXÍVEIS, VISTO QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS LOCAIS, POSSIBILITANDO QUE AS INSTITUIÇÕES ADEQUEM SEUS CURRÍCULOS A SUAS NECESSIDADES. O PRESENTE TRABALHO UTILIZOU DE PESQUISA EXPLORATÓRIA BIBLIOGRÁFICA, ANALISANDO PESQUISAS ANTERIORES ACERCA DE SUA TEMÁTICA GERAL. ASSIM, AO PENSAR A PEDAGOGIA E O SEU CURRÍCULO GERAL CONSEGUIMOS PERCEBER QUE AS DIRETRIZES ENTENDEM O SER PROFESSOR/A COMO UM SER QUE PRODUZ CONHECIMENTOS E SUPERA A COMPREENSÃO DE APENAS TRANSMITIR, E REMETE AO PROFISSIONAL PEDAGOGO UMA AMPLIAÇÃO DO SENTIDO DA PESQUISA DIRECIONADA PARA TODO O CAMPO DE TRABALHO PROFISSIONAL.