Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: TRABALHO PEDAGÓGICO, PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR, COVID-19, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67842
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 5532
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA APRECIAÇÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, BUSCANDO REFLETIR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, LEVANDO EM CONTA UMA ABORDAGEM CRÍTICA, REFLEXIVA E CRIATIVA NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DISTO, QUESTIONAMOS: QUAIS MUDANÇAS OCORRERAM NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19? ESTE TEXTO SE APOIA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POSSIBILITANDO UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA, SITUADAS NO ESTADO DE ALAGOAS. PORTANTO, PERCEBEMOS QUE DURANTE ESSE CENÁRIO ATÍPICO, AS ATIVIDADES PRECISARAM SER (RE)PLANEJADAS, VISANDO ADAPTAR A SITUAÇÃO IMPOSTA, PORÉM CONSEGUIMOS RESSIGNIFICAR A PRÁTICA E REALIZAR AÇÕES QUE PROMOVESSEM A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, EXPERIMENTANDO NOVAS DESCOBERTAS, COM INICIATIVA E AUTONOMIA, ASSIM, TRANSFORMANDO OS DISCENTES EM AGENTES ATIVOS E CONSTRUTORES DA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "TRABALHO PEDAGÓGICO, PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR, COVID-19, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5532_01092020103524.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANESSA COSTA"
    "autor_email" => "vanessacosta.ufal@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67842
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 5532
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA APRECIAÇÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, BUSCANDO REFLETIR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, LEVANDO EM CONTA UMA ABORDAGEM CRÍTICA, REFLEXIVA E CRIATIVA NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DISTO, QUESTIONAMOS: QUAIS MUDANÇAS OCORRERAM NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19? ESTE TEXTO SE APOIA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POSSIBILITANDO UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA, SITUADAS NO ESTADO DE ALAGOAS. PORTANTO, PERCEBEMOS QUE DURANTE ESSE CENÁRIO ATÍPICO, AS ATIVIDADES PRECISARAM SER (RE)PLANEJADAS, VISANDO ADAPTAR A SITUAÇÃO IMPOSTA, PORÉM CONSEGUIMOS RESSIGNIFICAR A PRÁTICA E REALIZAR AÇÕES QUE PROMOVESSEM A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, EXPERIMENTANDO NOVAS DESCOBERTAS, COM INICIATIVA E AUTONOMIA, ASSIM, TRANSFORMANDO OS DISCENTES EM AGENTES ATIVOS E CONSTRUTORES DA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "TRABALHO PEDAGÓGICO, PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR, COVID-19, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5532_01092020103524.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANESSA COSTA"
    "autor_email" => "vanessacosta.ufal@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA APRECIAÇÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, BUSCANDO REFLETIR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, LEVANDO EM CONTA UMA ABORDAGEM CRÍTICA, REFLEXIVA E CRIATIVA NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DISTO, QUESTIONAMOS: QUAIS MUDANÇAS OCORRERAM NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19? ESTE TEXTO SE APOIA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POSSIBILITANDO UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PRIVADA, SITUADAS NO ESTADO DE ALAGOAS. PORTANTO, PERCEBEMOS QUE DURANTE ESSE CENÁRIO ATÍPICO, AS ATIVIDADES PRECISARAM SER (RE)PLANEJADAS, VISANDO ADAPTAR A SITUAÇÃO IMPOSTA, PORÉM CONSEGUIMOS RESSIGNIFICAR A PRÁTICA E REALIZAR AÇÕES QUE PROMOVESSEM A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, EXPERIMENTANDO NOVAS DESCOBERTAS, COM INICIATIVA E AUTONOMIA, ASSIM, TRANSFORMANDO OS DISCENTES EM AGENTES ATIVOS E CONSTRUTORES DA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.