A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CENÁRIO ATUAL É PALCO DE VÁRIAS CRISES, INFLUENCIANDO DIRETAMENTE NA ESCOLHA DE JOVENS PARA SEGUIR NA CARREIRA DOCENTE, O QUE FAZ ESSA ESCOLHA SER UM ATO DE RESISTÊNCIA EM MEIO A SOCIEDADE EM QUE SE VIVE. TAL FATO ESTÁ LIGADO A ALGUNS FATORES COMO A DESVALORIZAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, A DIVERSIDADE DE ALUNOS COM OS QUAIS O PROFESSOR PRECISA LIDAR, BAIXOS SALÁRIOS, DENTRE OUTROS CONTRIBUINTES PARA O DESINTERESSE EM SEGUIR O MAGISTÉRIO. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA SURGIU NA BUSCA DE INVESTIGAR A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPB - CAMPUS SOUSA, GRADUADOS NA ÁREA, AO ESCOLHEREM A CARREIRA DOCENTE COMO PROFISSÃO. ALÉM DISSO, O ESTUDO POSSIBILITOU AINDA: ANALISAR SE ESSES PROFISSIONAIS DESEJAVAM ATUAR EM ÁREAS NÃO RELACIONADAS À DOCÊNCIA; IDENTIFICAR O QUE OS LEVOU A OPTAREM PELA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E VERIFICAR SE OS DOCENTES DO CURSO SE SENTEM SATISFEITOS COM A CARREIRA ESCOLHIDA. ADOTOU-SE UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, NO QUAL O INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO CRIADO NO GOOGLE FORMULÁRIOS E ENVIADO VIA E-MAIL PARA OS OITO PROFESSORES DO REFERIDO CURSO. DURANTE A ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL ENCONTRAR QUE A ESCOLHA PELA PROFISSÃO SE DEU, PRINCIPALMENTE, PELA INFLUÊNCIA DO ESPORTE E O PRAZER DE ENSINAR E APRENDER. CONCLUIU-SE QUE OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÃO SATISFEITOS COM A ESCOLHA DA PROFISSÃO, E NÃO PRETENDEM MUDÁ-LA MESMO COM TODOS OS DESAFIOS QUE SÃO VIVENCIADOS PELOS DOCENTES NOS TEMPOS ATUAIS.