O PRESENTE ESTUDO TRAZ A ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO FUNDAMENTAL, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, EM BALSAS - MA. ATRAVÉS DA PESQUISA, BUSCOU-SE VERIFICAR SE A ESTUDANTE POSSUI OS MESMOS DIREITOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR; SE A ESCOLA DISPÕE DE ACESSIBILIDADE EM SEUS AMBIENTES E; COMO É TRABALHADA A INCLUSÃO EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES, COM A FINALIDADE DE MINIMIZAR AS DIFERENÇAS. A REFERENTE PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO, CAMPO, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM INFORMAÇÕES PERTINENTES A ESTA MODALIDADE DE ENSINO, COM ESTUDO DE CASO, NA QUAL SE PRETENDEM FAZER OBSERVAÇÃO DA ALUNA NA SALA DE AULA NO ENSINO REGULAR, PARA ANÁLISE DE DADOS. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS ÀS PROFESSORAS DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE E DO ENSINO REGULAR, OBJETIVANDO CONHECER A REALIDADE DA MESMA. O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICOU-SE NO SENTIDO DE QUE, O ENSINO INCLUSIVO NÃO ESTÁ LIGADO SOMENTE A ACESSIBILIDADE AOS ESPAÇOS FÍSICO DA ESCOLA, TAMBÉM RESSALTANDO AS DIFICULDADES DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA - DM E OS CONTRATEMPOS DO PROFESSOR PELA INCLUSÃO E AO MESMO TEMPO INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM.