CADA VEZ MAIS TÊM SE PROCURADO DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DESPERTAR O INTERESSE NO ESTUDO DA BOTÂNICA, QUE MUITAS VEZES É CARACTERIZADO COMO DIFÍCIL E TEÓRICO. A PESQUISA DESENVOLVIDA PROCURA CRIAR RECURSOS AUXILIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZADO DE FORMA QUE VIABILIZEM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESPERTEM O INTERESSE PARA A COMPREENSÃO DO MEIO AMBIENTE, DIANTE DISSO, O OBJETIVO PROPOSTO É ELABORAR ATIVIDADES E MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA E MEIO AMBIENTE PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO HERBÁRIO HUCP. UTILIZOU-SE PLATAFORMAS DIGITAIS DE PESQUISA PARA PLANEJAR ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, E ENTÃO, ATRAVÉS DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO COMO MATERIAIS RECICLADOS, TECIDOS, TESOURAS, ESPÉCIMES DE PLANTAS, TINTAS E CAIXAS PLÁSTICAS, FORAM CONSTRUÍDOS RECURSOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS DURANTE A VISITAÇÃO AO HERBÁRIO OU EMPRESTADOS POR PROFESSORES PARA LECIONAR COMO RECURSOS DIDÁTICOS. EM AMBIENTE VIRTUAL, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE RPG E UM E-BOOK COM ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM CASA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. COMO RESULTADOS DA PESQUISA SE OBTEVE A PRODUÇÃO DE EXSICATAS DE PLANTAS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE, PAINÉIS E MODELOS DIDÁTICOS, INSTALAÇÕES EXPERIMENTAIS, UM LIVRO DIGITAL E UM JOGO DE RPG. DESENVOLVER MATERIAIS DE ENSINO É SOBRETUDO PRODUZIR CONHECIMENTO PARA A COMUNIDADE, À MEDIDA EM QUE EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO EM TRANSPOR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ESTUDO DA BOTÂNICA E MEIO AMBIENTE DE MANEIRA A FACILITAR O APRENDIZADO E TORNÁ-LO PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO.