MUITO TEM-SE DISCUTIDO SOBRE AS CAUSAS DA EVAS?O DE ESTUDANTES EM DIFERENTES N?VEIS ESCOLARES.
TODAVIA, TEM-SE POUCO ATENTANDO PARA AS FOR?AS POSITIVAS QUE ORIENTAM E MOTIVAM ESTUDANTES
EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM N?VEL DE P?S-GRADUA??O. LOGO, OBJETIVA-SE INVESTIGAR OS
FATORES PROMOTORES DE ENGAJAMENTO ACAD?MICO DE ESTUDANTES NO PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM
DOC?NCIA PARA A EDUCA??O PROFISSIONAL, CIENT?FICA E TECNOL?GICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO
GROSSO DO SUL (IFMS), CAMPUS NOVA ANDRADINA. O ESTUDO BASEIA-SE NOS PRINC?PIOS DA
PSICOLOGIA POSITIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, ATENTANDO PARA O FOCO TRIPLO DA EDUCA??O DO
S?CULO XXI, QUE ENVOLVE O DESENVOLVIMENTO CIENT?FICO, DE HABILIDADES INTERNAS E DE EMPATIA.
TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O
QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO COM QUEST?ES ABERTAS SOBRE A OPINI?O DOS PARTICIPANTES EM RELA??O
?S FOR?AS POSITIVAS QUE OS FIZERAM CONCLUIR O CURSO. O ESTUDO REVELOU QUE OS FATORES QUE
DETERMINARAM A PERMAN?NCIA DOS ESTUDANTES ? FORMA??O CONTINUADA EM DOC?NCIA PARA EDUCA??O
PROFISSIONAL, CIENT?FICA E TECNOL?GICA (EPCT) FORAM: (1) AQUISI??O DE CONHECIMENTO SIST?MICO
SOBRE DOC?NCIA PARA EDUCA??O PROFISSIONAL; (2) MELHORIA DO CURR?CULO ACAD?MICO; (3)
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL; E A (4) AUTOMOTIVA??O. DISSO CONCLUI-SE QUE A EMPATIA, CUJO FOCO ? A
SINTONIA COM OUTRAS PESSOAS (COLEGAS/PROFESSORES), N?O FOI DETERMINANTE PARA QUE O ESTUDANTE
CONCLU?SSE O CURSO. CONSTATA-SE QUE HOUVE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES TENDO EM VISTA
DEMONSTRAREM AUTOCONSCI?NCIA E INTERESSES. TODAVIA O ENGAJAMENTO N?O OCORREU, FALTANDO PARA
ISSO FATORES DE SENTIMENTO, EMPATIA PELOS PARTICIPANTES DO PROCESSO FORMATIVO.