O ENSINO DE CIÊNCIAS SOFRE COM A FALTA DE RECURSOS ALTERNATIVOS QUE PROPORCIONEM A MELHORIA DA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEUS CONTEÚDOS. DENTRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, PODEMOS CITAR O USO EXCESSIVO DO LIVRO DIDÁTICO E DE AULAS EXPOSITIVAS QUE, TORNAM AS AULAS DE ZOOLOGIA ENFADONHAS, DIFICULTANDO ASSIM O SEU ENTENDIMENTO. DIANTE DISSO, INVESTIGAMOS AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A ESSES ANIMAIS, E POSTERIORMENTE, PROMOVEMOS UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA ACERCA DESSE ASSUNTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS MESMOS. PARA ISSO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO EM UMA TURMA DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DO NATAL/RN, SITUADA NO BAIRRO DE PONTA NEGRA, VISANDO AVALIAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS CONHECIMENTOS GERAIS DESSES ANIMAIS, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA, PODEMOS CONCLUIR QUE EXISTE UMA NECESSIDADE RELATIVAMENTE GRANDE DE MELHORAR OS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ANFÍBIOS, PORTANTO, ESSE TRABALHO SEGUIRÁ COM UMA FUTURA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.