ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONSTITUI??O DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCA??O ?TNICO-RACIAL E AS IMPLICA??ES EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA. TEM COMO REFERENCIAL TE?RICO METODOL?GICO A TEORIA DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS (MOSCOVICI, 2015; JODELET, 2015). A ABORDAGEM ? QUANTIQUALITATIVA DO TIPO MULTIM?TODO. OS RESULTADOS REVELAM QUE AS REPRESENTA??ES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCA??O ?TNICO-RACIAL APRESENTAM PERSPECTIVAS AMB?GUAS, QUE EM ALGUNS MOMENTOS PODEM REPRODUZIR O RACISMO, QUE VEM SENDO TENSIONADO PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. NESSE SENTIDO, RETOMAR AS CONQUISTAS ATUAIS E FALAR DE PROJETOS E POL?TICAS QUE DEEM CONTA DA RADICALIDADE QUE A EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS NOS PROP?E, V?O MUITO AL?M DO QUE A EXPERI?NCIA SENS?VEL NOS REVELA. EXIGEM DE TODOS N?S UM APROFUNDAMENTO SINGULAR, MARCADO POR ESFOR?OS CONSTANTES EM CONHECER A COMPLEXIDADE DESSAS RELA??ES E, ASSIM, CONFIGURAR UM CAMINHO QUE NOS LEVE PARA UM LUGAR CADA VEZ MAIS DISTANTE DO PRECONCEITO, DA DISCRIMINA??O RACIAL E DO RACISMO.