A PESQUISA ABORDA A UTILIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS EM BIOLOGIA COMO RECURSO PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A COVID-19 EM TEMPOS DE PANDEMIA. ESSE TRABALHO POSSUI CARACTERÍSTICAS DE UM ESTUDO DESCRITIVO, LONGITUDINAL, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A POPULAÇÃO BENEFICIADA COM ESSA AÇÃO EDUCATIVA FOI COMPOSTA POR 68 ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO, SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, EM TRÊS ETAPAS: O PRÉ-TESTE, ELABORADO VIA “FORMULÁRIOS GOOGLE” COM CARACTERIZAÇÃO DO PARTICIPANTE E SETE QUESTÕES RELACIONADAS AO COVID-19; AS INTERVENÇÕES, REALIZADA ATRAVÉS DE AULA TEÓRICA, DISCURSIVA, PROBLEMATIZADORA E MATERIAL PARA ESTUDO; O PÓS-TESTE, APLICADO APÓS AS INTERVENÇÕES. FOI VERIFICADA A PREDOMINÂNCIA DE ALUNOS COM 16 ANOS DE IDADE (51,5%) E, EM SUA MAIORIA, RESIDENTES DA ZONA RURAL (75%). COM RELAÇÃO ÀS ASSERTIVAS CORRETAS DO PRÉ-TESTE: (52,95%) DOS ALUNOS ASSINALARAM OS SINTOMAS DA COVID-19; (50%) IDENTIFICARAM OS GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS; (44,12%) A FORMA DE TRANSMISSÃO; (85,29%) A TRANSMISSÃO DA DOENÇA POR ASSINTOMÁTICOS; (42,65%) A CONTAMINAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E (33,83%) QUE OS HUMANOS PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS PARA ESTES ANIMAIS, POR FIM; (41,18%) RELATARAM AS MEDIDAS QUE NÃO DEVEM SER UTILIZADA NA PREVENÇÃO CONTRA A DOENÇA. JÁ NO PÓS-TESTE, ESTES ÍNDICES ENCONTRARAM-SE ENTRE (83,33%) E (97,06%). CONSTATA-SE QUE, A UTILIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS QUANDO PLANEJADAS E FUNDAMENTADAS DE MANEIRA CORRETA AUXILIAM NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ALÉM DE CONSTRUIR NOVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.