ESTE TRABALHO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DE ANÁLISE DOCUMENTAL, ADOTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR COMO A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – BNCC, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, MATERIALIZA A DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. PARA TANTO, DESTACAM-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE GUIMARÃES (2000/2007), LOUREIRO (2004), BONFIM (2008), LAYRARGUES E LIMA (2011), ANDRADE E PICCININI (2017), GALIAZZI, BEHREND E COUSIN (2018), SILVA E LOUREIRO (2019), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA O ESVAZIAMENTO DA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA BNCC. SOB ESSA PERSPECTIVA, A BNCC MATERIALIZA CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE FUNDAMENTADAS NUMA ABORDAGEM NATURALISTA QUE RESTRINGE AS DIMENSÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS EM TORNO DA DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.