O PRESENTE RESUMO ABORDA SOBRE A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL - ZDP, DESENVOLVIDA PELO PSICÓLOGO RUSSO LEV SEMYONOVICH VYGOTSKY NO INÍCIO DO SÉCULO XX, QUE BUSCA O ENTENDIMENTO A RESPEITO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA. ELE VISA IDENTIFICAR ESSAS ZONAS CLASSIFICADAS PELO AUTOR POR MEIO DAS CONCEITUAÇÕES, SOBRETUDO VISTAS NO CONTEXTO ESCOLA.A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO E PESQUISADA DE FORMA BIBLIOGRÁFICA, EVIDENCIANDO AS DISCUSSÕES E A SIGNIFICÂNCIA DO RELEVANTE TEMA, PRINCIPALMENTE SOB A ÓPTICA DE LEV VYGOTSKY, ANDREA ZANELLA (2001), ROSIMEIRE ANDRADE (2007). CONSIDERANDO, POR FIM, A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL - ZDP, COMO UM PRODUTO QUE DEVE SER DE IMENSA RELEVÂNCIA NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS, COMPREENDENDO SEUS CONCEITOS E FAZENDO BOM USO NAS SUAS APLICAÇÕES PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, DADA A IMPORTÂNCIA DE SEUS PROCESSOS SOCIAIS E CULTURAIS.