Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O SABER, A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, PROJETOS INTERDISCIPLINARES, ANÁLISE DAS PRÁTICAS, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA, INSERIDA NA INTERFACE ENTRE O CAMPO DE FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, ORIGINA-SE NO PROCESSO DE DOUTORAMENTO E TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A GÊNESE E O REPERTÓRIO DE SABERES CONSTITUÍDOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, VIVENCIADA POR LICENCIANDOS QUE INTEGRAM O GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE, JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVE PROJETOS DE TRABALHO INSPIRADOS PELA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. TEM, AINDA, A FINALIDADE DE INVESTIGAR PERCURSOS FORMATIVOS E SABERES TECIDOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA QUE PARTICIPA DO PROJETO, OCASIONADOS POR ESTA RELAÇÃO. PARTINDO DESTAS INTERLOCUÇÕES, SERÁ UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, PRIVILEGIANDO O CONTATO DIRETO DA PESQUISADORA COM OS AMBIENTES INVESTIGADOS: ESCOLA E UNIVERSIDADE. AS INFORMAÇÕES QUE EMERGIREM DESTE PERCURSO SERÃO COLETADAS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS OBSERVAÇÕES E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A SEREM REALIZADAS COM OS SUJEITOS ENVOLVIDOS: PROFESSORES E LICENCIANDOS DO REFERIDO GRUPO. ESTES DADOS SERÃO SELECIONADOS, ORGANIZADOS, DESCRITOS, COMPARADOS E ANALISADOS EM SINTONIA COM O REFERENCIAL TEÓRICO RELATIVO À TEMÁTICA. JULGA-SE QUE POR MEIO DESSA INVESTIGAÇÃO, SE TERÁ OPORTUNIDADE DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA, OS ESTUDOS E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UFF, MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES TÊM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, ASSIM COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE PROFISSÃO, PARTICIPANTES DESSE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.