Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O SABER, A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, PROJETOS INTERDISCIPLINARES, ANÁLISE DAS PRÁTICAS, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69572
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 2664
    "titulo" => "TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O SABER, A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, INSERIDA NA INTERFACE ENTRE O CAMPO DE FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, ORIGINA-SE NO PROCESSO DE DOUTORAMENTO E TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A GÊNESE E O REPERTÓRIO DE SABERES CONSTITUÍDOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, VIVENCIADA POR LICENCIANDOS QUE INTEGRAM O GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE, JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVE PROJETOS DE TRABALHO INSPIRADOS PELA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. TEM, AINDA, A FINALIDADE DE INVESTIGAR PERCURSOS FORMATIVOS E SABERES TECIDOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA QUE PARTICIPA DO PROJETO, OCASIONADOS POR ESTA RELAÇÃO. PARTINDO DESTAS INTERLOCUÇÕES, SERÁ UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, PRIVILEGIANDO O CONTATO DIRETO DA PESQUISADORA COM OS AMBIENTES INVESTIGADOS: ESCOLA E UNIVERSIDADE. AS INFORMAÇÕES QUE EMERGIREM DESTE PERCURSO SERÃO COLETADAS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS OBSERVAÇÕES E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A SEREM REALIZADAS COM OS SUJEITOS ENVOLVIDOS: PROFESSORES E LICENCIANDOS DO REFERIDO GRUPO. ESTES DADOS SERÃO SELECIONADOS, ORGANIZADOS, DESCRITOS, COMPARADOS E ANALISADOS EM SINTONIA COM O REFERENCIAL TEÓRICO RELATIVO À TEMÁTICA. JULGA-SE QUE POR MEIO DESSA INVESTIGAÇÃO, SE TERÁ OPORTUNIDADE DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA, OS ESTUDOS E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UFF, MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES TÊM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, ASSIM COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE PROFISSÃO, PARTICIPANTES DESSE TRABALHO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, PROJETOS INTERDISCIPLINARES, ANÁLISE DAS PRÁTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2664_24062020231845.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69572
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 2664
    "titulo" => "TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O SABER, A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, INSERIDA NA INTERFACE ENTRE O CAMPO DE FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, ORIGINA-SE NO PROCESSO DE DOUTORAMENTO E TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A GÊNESE E O REPERTÓRIO DE SABERES CONSTITUÍDOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, VIVENCIADA POR LICENCIANDOS QUE INTEGRAM O GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE, JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVE PROJETOS DE TRABALHO INSPIRADOS PELA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. TEM, AINDA, A FINALIDADE DE INVESTIGAR PERCURSOS FORMATIVOS E SABERES TECIDOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA QUE PARTICIPA DO PROJETO, OCASIONADOS POR ESTA RELAÇÃO. PARTINDO DESTAS INTERLOCUÇÕES, SERÁ UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, PRIVILEGIANDO O CONTATO DIRETO DA PESQUISADORA COM OS AMBIENTES INVESTIGADOS: ESCOLA E UNIVERSIDADE. AS INFORMAÇÕES QUE EMERGIREM DESTE PERCURSO SERÃO COLETADAS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS OBSERVAÇÕES E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A SEREM REALIZADAS COM OS SUJEITOS ENVOLVIDOS: PROFESSORES E LICENCIANDOS DO REFERIDO GRUPO. ESTES DADOS SERÃO SELECIONADOS, ORGANIZADOS, DESCRITOS, COMPARADOS E ANALISADOS EM SINTONIA COM O REFERENCIAL TEÓRICO RELATIVO À TEMÁTICA. JULGA-SE QUE POR MEIO DESSA INVESTIGAÇÃO, SE TERÁ OPORTUNIDADE DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA, OS ESTUDOS E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UFF, MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES TÊM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, ASSIM COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE PROFISSÃO, PARTICIPANTES DESSE TRABALHO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, PROJETOS INTERDISCIPLINARES, ANÁLISE DAS PRÁTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2664_24062020231845.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA, INSERIDA NA INTERFACE ENTRE O CAMPO DE FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, ORIGINA-SE NO PROCESSO DE DOUTORAMENTO E TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A GÊNESE E O REPERTÓRIO DE SABERES CONSTITUÍDOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, VIVENCIADA POR LICENCIANDOS QUE INTEGRAM O GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE, JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVE PROJETOS DE TRABALHO INSPIRADOS PELA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. TEM, AINDA, A FINALIDADE DE INVESTIGAR PERCURSOS FORMATIVOS E SABERES TECIDOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA QUE PARTICIPA DO PROJETO, OCASIONADOS POR ESTA RELAÇÃO. PARTINDO DESTAS INTERLOCUÇÕES, SERÁ UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, PRIVILEGIANDO O CONTATO DIRETO DA PESQUISADORA COM OS AMBIENTES INVESTIGADOS: ESCOLA E UNIVERSIDADE. AS INFORMAÇÕES QUE EMERGIREM DESTE PERCURSO SERÃO COLETADAS POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DAS OBSERVAÇÕES E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A SEREM REALIZADAS COM OS SUJEITOS ENVOLVIDOS: PROFESSORES E LICENCIANDOS DO REFERIDO GRUPO. ESTES DADOS SERÃO SELECIONADOS, ORGANIZADOS, DESCRITOS, COMPARADOS E ANALISADOS EM SINTONIA COM O REFERENCIAL TEÓRICO RELATIVO À TEMÁTICA. JULGA-SE QUE POR MEIO DESSA INVESTIGAÇÃO, SE TERÁ OPORTUNIDADE DE COMPREENDER, EM QUE MEDIDA, OS ESTUDOS E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES DA UFF, MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES TÊM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, ASSIM COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE PROFISSÃO, PARTICIPANTES DESSE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.